337 Litros Divisor de Ambiente, Sump 6º Vidro

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Bruno Caron
Colaborador
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: 337 Litros Divisor de Ambiente, Sump Vidro

Postby Bruno Caron » 24 Jun 2013, 09:14

Ludwigia glandulosa!

Mombassa
Montador
Montador
Photography Portal AqOL: 0

Postby Mombassa » 24 Jun 2013, 11:46

Bruno, tudo tranquilo?

Parabéns pelo aquário, uma bela montagem!!
A respeito do filamento branco no tronco.. bem provável que seja uma colonia de fungos, coisa normal em troncos em montagem nova.
Porém, você tem razão, são as temidas sim.... Você está com algumas petecas no tronco, como já foi citado por outro aquarista.... Aconselho que aplique nelas diariamente com uma seringa um pouco de carbono orgânico. Uso o RC Carbo e recomendo, assim como os outros produtos do Rafael. com essa sua litragem pode usar 5ml sem medo...(Essa dosagem é até abaixo da recomendada.) Apenas tome cuidado para não aplicar diretamente nas plantas.

No mais, boa sorte e divirta-se!!!

Mombassa
Montador
Montador

Postby Mombassa » 24 Jun 2013, 13:32

Esqueci de uma coisa que eu vi..
Uma dica, a respeito da Bananinha....

Peque uma pedrinha, um pouco maior que ela, amarre ela na pedra deixando a pedra sobrar na parte debaixo dos bulbos da Bananinha, daí é só escolher um lugar e enterrar a parte da pedra no substrato deixando apenas as pontas do bulbos da planta encostadas no substrato.
Deixando ela fixa, logo soltara folhas e raízes para fixação.

té mais.

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 24 Jun 2013, 14:40

É to acompanhando esses funfos ou algas (nem falo qual...), não estão evoluindo, nem regredindo por enquanto... Mas obrigado pela dica, que já me fez pensar em exterminar de vez essa dúvida, afinal pra que ficar com ela né. :P Rafael, cadê você, ou melhor seus produtos.... :mrgreen:

Waleu também pela dica com a bananinha, tentei bastante, mas não achei como exatamente era a fixação dessas danadas. Vou fazer o que disse ainda hoje. :wink:

epassere
Montador
Montador
Aquarium of the Month: 1

Postby epassere » 24 Jun 2013, 19:06

Tá ficando show esse aqua...

Bruno aproveite pra se livrar das petecas enquanto ainda não tem peixes no aqua.
Eu tive essa chance e se soubesse que 1 ano depois ainda teria elas incomodando eu teria tomado medidas mais drásticas antes.
Se ela tiver só no tronco, põe ele numa solução de água sanitária e elas ficam brancas após alguns minutos, depois lava bem ele pra tirar o todo o cloro e coloca de volta. Pode até usar um anticloro pra ajudar eliminar todo o cloro.
Eu já fiz isso algumas vezes em um dos troncos do meu aqua, inclusive com uma anúbia plantada nele. Eu deixo por 4 minutos e elas morrem bem rápido sem danificar a planta.
Fiz isso antes de iniciar o tratamento com o Excel e por último com o RC Carbo. Como elas estavam em maior quantidade no tronco eu faço isso pra eliminar a maioria e poder lidar melhor com as das plantas. Nas duas vezes com o tratamento com carbono líquido eu QUASE eliminei tudo, o problema é que ao acabar o produto elas voltaram. Faz 1 semana que acabou o RC Carbo e elas já estão de volta e com força. Não segui a risca o conselho do Compassi, que me disse pra estabilizar os níveis de CO2 e aumentar pra mais de 30ppm. Eu consegui estabilizar o nível de CO2, mas ainda não cheguei em 30ppm. Agora vou me concentrar mais nisso e deixar o sem o Carbo por enquanto. Quero tentar controlar as petecas sem ter que usar o Carbo "pra sempre" entende.

Boa sorte com elas ai no seu aquário.

Alexandre Borghi
Ciclador
Ciclador
Aquarium of the Month: 0

Postby Alexandre Borghi » 24 Jun 2013, 22:27

Blz Bruno,
com certeza não perco este encontro do pessoal de Cps :D .
O fungo como sugeri, vai sumir em pouco tempo.
Posso relatar minha experiência com as petecas:
Desde o inicio do ano tive um problema com petecas por todo meu aquário de 250L, principalmente pela falta de CO2 (usava garrafada :roll: ) o que elevou o pH (infelizmente perdi vários peixes :cry: ) e as temidas petecas se alastraram.
Depois de colocar o cilindro de CO2 foi resolvido o pH, mas as petecas permaneceram por todo o aquário.
Agora faz um mês que as petecas começaram a definhar, acredito que seja pelo CO2 que estou mantenho em torno de 30ppm (fiz um Drop Check FVM que fica variando entre verde e amarelo) e uma semana com diminuição da quantidade de luz fornecida. A proposta deste meu aquário é o uso da luz solar direta por umas 4 horas/dia (fica no quintal sob um coberto com um toldo na lateral que deve ser aberto todos os dias para a entrada do sol). Um mês atrás, como choveu por uma semana, deixei uma semana apenas na luz fluorescente 180W (luz do dia).
Pelo que parece, as petecas não gostaram desta mudança de luz, morrendo mesmo com retorno do fornecimento de luz solar. Agora meu aquário está sem estas malditas algas oportunistas e sem precisar do uso de produtos.
O fornecimento do CO2 um pouco mais alto e menor luminosidade podem ajudar caso as algas tenham saído do tronco.
Desculpe a resposta tão comprida.
Caso precise de mais informações e eu puder ajudar fique a vontade.
Abraços

Rodrigo Paula
Populador
Populador
Photography Portal AqOL: 4

Postby Rodrigo Paula » 24 Jun 2013, 22:56

Ludwigia glandulosa!
Valeu Bruno !!
Abraços !!

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 25 Jun 2013, 07:22

Então epassere, esse tronco estava fora do aqua a uns 3 ou 4 meses, e nesse período deve ter ficado submerso uns 20 dias numa solução de 40 litros de água para 1 litro de água sanitária. Agora ele só saí desse aqua se eu desmontar tudo, esta preso a uma base de cerâmica por baixo do substrato (se voltar umas páginas aqui vera a minha batalha :evil: ). Essa semana vou elevar mais o CO2, todavia o estou mantendo estável 24h por dia, mas a concentração estava baixa, menos de 10.

socolofi, como nunca tive (graças a DEUS) essa praguinhas no meu nano, tenho pouco conhecimento sobre as algas, mas aparecerem mais dois focos também no tronco, iguais aos que postei antes. Lembra algodão, mas não sei se é a tal alga algodão. Ai, demorou, vamos marcar alguma coisa pro mês vem, não precisa ser nada elaborado, epenas uma queimar carninha pra batermos um papo...

epassere
Montador
Montador

Postby epassere » 25 Jun 2013, 11:30

Olá Bruno, eu também sofri um pouco pra subir os níveis de CO2. Então recebi essa dica num outro tópico para aumentar o CO2 sem baixar muito o PH. E tem dado certo, consegui subir pra 18 o CO2, ainda caminhando pros 30, 35. Mas estou fazendo aos poucos.

Vê se te serve essa dica:
Buenas Epassere;

Eu enfrentava o mesmo problema e resolvi da seguinte forma:

Comecei a acrescentar bicarbonato de sódio, 2 colheres de chá para cada 20 litros de água das TPAs.
Assim o Kh foi aumentando e junto com isso fui aos poucos aumentando a injeção de CO2.
Hoje tenho um Kh de 7 e ph de 6,8.
Vá acrescentando aos poucos e assim que você alcançar o Kh que desejas, é só manter a dose de bicarbonato nas TPAs que o fez chegar a estes níveis.
Com uma boa circulação os peixes nada sofrem com o alto nível de CO2.
Assim, mantendo o CO2 estável, consegui me livrar de qualquer tipo de alga, apenas restam alguns poucos pontos com petecas, que em no máximo 1 semana estarão sob controle.

Espero ter ajudado.

Abraço!!
Apesar de que você não precisa se preocupar tanto porque ainda não tem a fauna.

Espero que venha a somar ai na sua batalha.

Abraços

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 25 Jun 2013, 11:53

Claro que soma! Até porque meu KH é la em baixo, e quero elevar ele mesmo.
Vou fazer essa experiencia também, afinal não tenho fauna ainda.... Essa é a Hora!

Return to “Plantados”