337 Litros Divisor de Ambiente, Sump 6º Vidro

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Gustavo Henrique
Colaborador
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1

Re: 337 Litros Divisor de Ambiente, Sump Vidro

Postby Gustavo Henrique » 16 Jul 2013, 16:15

Fala Bruno,

Quanto a fonte estou usando fonte propria para led comprei da mesma pessoa no ML o conjunto.

Os cabos, na verdade sao quase da mesma espessura dos que ja vieram soldados na fonte e nao esquentam nem um pouco, nao tenho aparelhos para medir tensao nem corrente, mas por ter sido o conjunto tudo certinho, drive e led, era para estar show de bola..

Bruno Caron
Colaborador
Photography Portal AqOL: 3

Postby Bruno Caron » 16 Jul 2013, 18:36

Se esta usando driver é pra estar tudo certinho mesmo.
Será que é impressão somente (qualidade de foto) a questão de iluminação mais ou menos... :roll:

rafa rs
Montador
Montador
Photography Portal AqOL: 0

Postby rafa rs » 16 Jul 2013, 21:03

Bruno, tem uma teoria sobre leds que diz que a temperatura dos dissipadores influenciam na eficiência e PAR( radiação fotossinteticamente ativa) dos leds, acredito que por sua tampa ser fechada, o mesmo calor dissipado volta pro dissipador, se vc pudesse conduzir ar frio de fora .... seriam furos na tampa com dutos ou cano pvc do diametro dos fans.

Na minha luminária de leds, usarei dissipação com água, coisa muito fácil até, mas agora não quero poluir o tópico do amigo....

Eu tinha um plantado pobre em filtragem, com luz natural da janela do meu antigo quarto na casa do pai e te digo, as plantas cresciam muito, água cristalina e tudo muito saudável, a natureza se encarrega de tudo,hehe

Gustavo Henrique
Colaborador

Postby Gustavo Henrique » 16 Jul 2013, 22:15

É nao Bruno, se der te envio uma foto do aqua por mp.
Abraço

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 17 Jul 2013, 07:22

Vc usa quais leds? São dimerizáveis (se sim), vc mesmo montou com o dimmer?
Eddy, desculpe, havia pulado esse post... Então cara, meu sistema não tem dimmer, pra ser sincero nem sei exatamente se os LED'S são dimerizáveis, não me lembro de nada especificando isso. Vou dar uma pesquisada com o cara que eu comprei e depois te falo. :wink:

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 17 Jul 2013, 07:39

Rafa, de início a ideia com meu projeto era justamente esses dutos, no entanto optei somente pelos coolers para não ter de furar a tampa (uma das laterais já é aberta), mas ainda assim, se eu deixar somente um LED para cada dissipador, não tenho nem a necessidade de usar os coole's para resfriar pois o aquecimento é mínimo. Apenas estou com 3 led's pois não tive tempo de montar mais três conjuntos de dissipadores (morar em cond. tem lá suas restrições, e usar a furadeira depois das 18:00 é uma delas :evil:)

Gustavo, poderia esse ser seu problema? Seu aquário é tampado? (Não né...) Embora me disse que não tem problema com o aquecimento também...
Sabe a especificação dos seus LED's, Lumens por exemplo? esses meus são 900 lumens por led...

Rafa, já postou esse seu projeto de resfriamento a água na sala de FVM? Tenho certeza que será muito bem vindo... Tem um pessoal aqui que já "rabiscou" alguma coisa nesse sentido, mas acho que ninguém implementou ainda...

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 17 Jul 2013, 10:19

Resposta do Cláudio (vendedor dos Led's)

Todos os LEDs são dimerizáveis. O que acontece é que a maioria dos drivers que alimentam os LEDs não são dimerizáveis. Como a função dos drivers é manter constante a corrente, na hora que você coloca um dimmer nele há conflito de operação. De um lado o dimmer vai querer controlar a tensão para variar a corrente (e consequentemente o brilho do LED) e de outro lado o driver vai tentar impedir isso, mantendo sempre constante a corrente, evitando oscilação no brilho.

Na verdade a resposta é fácil né, apenas nós que não botamos a "cachola" pra funcionar as vezes :mrgreen:
Somente acho que o LED deve ter o fator mínimo de corrente/tensão pra funcionar, ou seja deve existir uma pequena faixa de trabalho...

LeoEscriva
Ciclador
Ciclador

Postby LeoEscriva » 17 Jul 2013, 12:45

Bruno,

Na tampa que vou fazer com leds, em vez de usar dissipador, vou usar dois trilhos de cortina bem largos, pois o material do trilho é o mesmo do dissipador e o custo nem se compara. Já o cooler que você, como o amigo falou acima, o calor permanece dentro da tampa. No meu caso irei colocar 4 cooler na tampa puxando o ar quente para fora. Serão dois em cima e dois nas laterais. Creio que será suficiente.
Abraços

Leonardo

Eddy
Ciclador
Ciclador

Postby Eddy » 17 Jul 2013, 13:25

Resposta do Cláudio (vendedor dos Led's)

Todos os LEDs são dimerizáveis.

Boa vou te pedir o contato deste Cláudio dos leds, tem como me passar, vou pedir em MP.

abraços e obrigado meu amigo, eu acho qu vou montar a minha mesmo...acho.
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts

Gustavo Henrique
Colaborador

Postby Gustavo Henrique » 17 Jul 2013, 17:03

O aqua é totalmente aberto Bruno, o dissipador do led, so em ter uma circulação de ar perto ja esfria bastante, dissipação show ( o aqua fica do lado da janela do meu quarto) e quando esta fechada esquenta, mas creio que é tranquilo pois da para pegar e tal. É so o dissipador com os leds pendurados e nada mais :mrgreen:

Os leds possuem 6500 - 7000k com 1000 a 1200 lumens mas pelo jeito nao tem esses lumens todos.. :evil:

De agora em diante, so leds da cree! :twisted: :twisted: e um projeto bem elaborado! :roll:

Mudando de assunto, como esta sendo a circulaçao de aqua dentro do aqua? so o retorno do sexto vidro com a bomba ja gera um fluxo massa sem precisar de bombas internas?

Return to “Plantados”