337 Litros Divisor de Ambiente, Sump 6º Vidro

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Bruno Caron
Colaborador
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: 337 Litros Divisor de Ambiente, Sump Vidro

Postby Bruno Caron » 21 Aug 2013, 10:03

Gustavo, não creio que seja essa questão do substrato, até porque ela estava MUITO vigorosa, porém notei claramente que quando chegou a uns 15 cm da superfície a base dela (que pega pouca iluminação devido a inclinação do tronco) começo a definhar, porém a "copa" continua como sempre, apenas nessa foto esta fia pois tinha feito uma poda mais acentuada. O enraizamento esta bom, pois DA UM TRABALHO DANADO pra arrancar um ramo de baixo :D
Todavia obrigado pelo relato e ajuda!
Abraço!

Gustavo Henrique
Colaborador
Photography Portal AqOL: 1
Aquarium of the Month: 1

Postby Gustavo Henrique » 21 Aug 2013, 22:43

Mas só as folhas estão apodrecendo ou o caule também esta? pergunto devido a dificuldade em arranca-la, as raízes estão branquinhas?

Sera que é a iluminação mesmo?, pois em moitas densas a luz tb nao penetra mt nas partes mais internas e elas estao la firmes e fortes.

A charada para este problema deve estar nos nutrientes.

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 22 Aug 2013, 08:26

Reparando melhor ontem, realmente os caules de baixo estão ruins também, da mesma forma como as folhas. :x
To pensando em replantar ela, e junto começar com a fertilização liquida.
Waleu pela ajuda!

LeoEscriva
Ciclador
Ciclador
Photography Portal AqOL: 0

Postby LeoEscriva » 04 Sep 2013, 16:48

Bruno,
Teu aquário está muito bonito. Parabéns.

Você tem ideia de quantos litros tem evaporado por semana?

O meu como está no período de ciclagem e está com a água com 30°, tem evaporado em média 1 L/dia. Vou até medir melhor para ver se é isso mesmo.
Abraços

Leonardo

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 05 Sep 2013, 07:46

Nessa média mesmo Leo...
Reponho 2 litros a cada 2 dias.

fabillrp
Montador
Montador
Aquarium of the Month: 0

Postby fabillrp » 05 Sep 2013, 08:55

Ola Bruno, bom dia!

Sou novo aqui no forum, e um recente apreciador do aquarismo. Porem, como vc deve muito bem saber, esse negócio é muito empolgante e vicioso... rs

Devido a uma reforma em casa surgiu a possibilidade de fazer um aquário também divisor de ambientes (embutido na parede que divide a sala de TV e a sala de jantar). Conheci este forum e em minutos ja recebi um bombardeio de informações e aprendizagens. Não deu outra, me cadastrei e ja comecei a pesquisar.
Criei um tópico para que os mais experientes possam me ajudar no projeto, inclusive gostaria que vc desse uma sapiada por lah, com certeza tem muito a me ajudar, principalmente pq tb estou em Campinas.

http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 11&t=34431
Neste meu tópico sugeriram que eu desse uma olhada aqui no seu projeto, e em dois dias li as 34 páginas do seu tópico rsrs, e com certeza aprendi muito e defini mta coisa para o meu projeto.

Sendo assim, gostaria da sua permissão pra copiar algumas coisas do seu projeto que ja está fantástico. Afinal, pra que reinventar a roda? Se ja tem um projeto bastante parecido com o que busco, e que funciona... basta fazer semelhante.

Grande abraço, e conto com sua ajuda.

Até

Fábio

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 05 Sep 2013, 09:17

E ai fabillrp, as minhas boas vindas a você também!
Que bom, mais um conterrâneo por aqui! :mrgreen:
Fico contente que o tópico tenha sido útil pra você, afinal esse é o objetivo, compartilhar...
Cara nem precisa pedir autorização pra nada, os conceitos que usei também foram retirados de outras montagens. estamos todos em casa!
Estou meio atribulado essa semana e nem fiquei muito no fórum, mas vou contribuir no que puder na sua montagem, precisando é só gritar.

LeoEscriva
Ciclador
Ciclador

Postby LeoEscriva » 05 Sep 2013, 09:56

Bruno,

Com essa quantidade de água que está evaporando, praticamente não tem a necessidade da TPA, visto que mensalmente evapora 300L. Vou fazer o teste no meu e medir a amônia semanalmente para ver se terá necessidade da TPA.

Conseguiu montar o repositor automático?

Montei no meu, ficou show de bola, depois da uma olhada no meu tópico. Para ficar melhor ainda, faltou somente uma mangueira para completar o reservatório automaticamente.
Detalhe, após dois dias da água armazenada no reservatório de reposição, o cloro desapareceu sem uso de anti cloro.
Abraços

Leonardo

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 05 Sep 2013, 10:25

Cara, ainda não :cry:
Ta corrido a coisa por enquanto, mas vou lá ver o andamento do seu... :wink:

Thiago Arrais
Montador
Montador
Aquarium of the Month: 0

Postby Thiago Arrais » 05 Sep 2013, 14:14

Leo, me explica isso aqui, por favor. Sou iniciante e fiquei em dúvida com essa colocação tua...
Com essa quantidade de água que está evaporando, praticamente não tem a necessidade da TPA, visto que mensalmente evapora 300L. Vou fazer o teste no meu e medir a amônia semanalmente para ver se terá necessidade da TPA.
Pelo que entendi, a evaporação do Bruno é de 1 litro por dia. O que daria aproximadamente 30 litros por mês, mais ou menos 10% do volume dele. Mas minha dúvida não é com a matemática.

Pelo que entendi, a TPA se faz principalmente para eliminar nitratos que não podem mais ser aproveitados pelo sistema biológico do aquário. Pelo menos é para isso que eu estou fazendo TPA nos meus aquários. Quando a água evapora ela leva embora os nitratos junto? Se não leva, a TPA continua sendo necessária para eliminá-los porque quando você repuser a água evaporada, ela vem "limpa" mas vai somente diluir os nitratos que já estavam no aquário (e voltar para a concentração anterior). Correto?

Return to “Plantados”