337 Litros Divisor de Ambiente, Sump 6º Vidro

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Fernando Barbosa
Montador
Montador
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: 337 Litros Divisor de Ambiente, Sump Vidro

Postby Fernando Barbosa » 22 Oct 2013, 20:11

Já cogitei várias vezes em colocar uns redondos no meu de 140L depois que eu montar o meu de 72L e migrar alguns para ele rs..
Mas provavelmente não, pois acho muito pequeno 140L para disco.

Posta mais fotos aí! Quero ver!
Fernando Barbosa

Plantado 140L
Plantado 72L

Bruno Caron
Colaborador
Photography Portal AqOL: 3

Postby Bruno Caron » 23 Oct 2013, 06:59

To em dívida com as fotos, mas vou providenciar sim...
Acho 140 litros pequeno para os "meninos", enquanto são filhotes até vai, mas quando atingirem seu tamanho adulto ai é mais complicado. Outro ponto é quanto a qualidade da água, num tanque maior acaba sendo um pouco mais estável também, e já que eles são bem exigentes...

Fernando Barbosa
Montador
Montador

Postby Fernando Barbosa » 31 Oct 2013, 23:15

Pois é Bruno.
Acho que continuarei com os meus neons e deixar os discos para um próximo aqua :)
Fernando Barbosa

Plantado 140L
Plantado 72L

Juniortxu
Ciclador
Ciclador
Aquarium of the Month: 0

Postby Juniortxu » 02 Nov 2013, 01:13

Fala Bruno! Peixes lindos e bem cuidados...
Estou pensando em aumentar a iluminação do meu aqua, acredito que a mesma está insuficiente. Estive pesquisando esses leds:
2 destes: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... strela-_JM
ou 3 destes: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -cores-_JM
Como você utilizou leds em sua montagem, pergunto se, mesmo estes acima sendo menos potentes precisam de dissipador extra e cooler's? E a ligação, posso fazer em fontes 12v de 2A ou tem que ser em drives? Meu aqua tem 55x25x35. Boa sorte ai com os redondos... Abraço!

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 04 Nov 2013, 07:28

E ai Júnior!
Cara, mesmo seu aqua tendo dimensões reduzidas não sei se esses LED's que postou seriam indicados. Acho que no mínimo teria de usar os de 3w, porém num quantidade superior para poder ter algum efeito para as plantas. os de 1w eu não usaria.
Todo LED precisa dissipar o calor, por isso o uso de dissipadores eu vejo sempre como necessário. O tipo de dissipador, vai depender da montagem em si, pode ser um simples perfil de alumínio, ou mesmo necessitar de barras dissipadoras especificas para isso. Os coolers eu já vejo que podem ser dispensáveis, por aqui mesmo estou sem usar eles, mas desde que acenda apenas 1 led por dissipador.
Você pode usar outras fontes sim, não necessariamente deve ser os "drivers". As especificações da fonte devem ser de acordo com a quantidade, potência e tipo de ligação (série ou paralelo) dos LED"s. Geralmente o pessoal usa fonte de PC nas montagens, mas eu sugiro usar FONTE chaveada ou mesmo os drivers pela garantia em entregar a tensão/corrente necessária.
Para esse seu aquário, eu usaria os LED's de 3 w, mas sendo uns 5 ou mais espalhados sobre a superfície. Para esses LED's você pode até usar perfil de alumínio como dissipador que ele deve suportar, mas faça ao menos duas calhas, uma com 2 e outra com 3 para dividir tanto a iluminação quanto a caloria dos LED's ser dissipada de forma melhor.

Juniortxu
Ciclador
Ciclador

Postby Juniortxu » 04 Nov 2013, 08:33

OK Bruno! Ajudou bastante, acho que vou por 6 leds então, 3 em cada calha. Muito obrigado!

LeoEscriva
Ciclador
Ciclador

Postby LeoEscriva » 22 Nov 2013, 12:24

Bruno,

Com qual tamanho estão seus discos? Já estão bem grandes. Parabéns.

Depois de séculos o marceneiro fez a tampa do meu aquário. Ainda não tirei fotos dela aberta, mas ele fez abrindo para os dois lados. Realmente é um adianto para manutenção. Não me vejo mais tirando a tampa rss.
Pensa ai, talvez para você vale a pena abrir o outro lado evitando ter que desconectar os fio e retirar a tampa.
Abraços

Leonardo

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 22 Nov 2013, 12:40

Então, já até cotei com um marceneiro aqui, logo logo já ponho em prática realmente. Quando der posta foto lá pra mim ver como ficou.
Os discos, uns cresceram mais outros menos, mas todos estão indo bem. Creio que o maior, um Blue Scorpion, deve estar com seus 10 ou 12 cm mais ou menos.

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 25 Nov 2013, 07:55

Ai pessoal, estou com bastante mudas de Blyxa Japonicas, Sagittaria Subulata e algumas de Hemianthus Micranthemoides e Higrofila Stricta. Todas são resultado de uma poda mais acentuada que fiz no aquário ontem, estão em ótimo estado e as Blyxas e Sagittarias com um bom tamanho.

Não tenho como deixa-las no aquário, então estão em um recipiente com água, por isso a necessidade de repassa-las rapidamente.

Estou em Campinas - SP.

Estou doando, mas é claro que se houver um escambo eu também me interesso né :D Mas o mais importante é essas plantas não definharem e acharem um interessado...

carlos gustavo
Ciclador
Ciclador

Postby carlos gustavo » 25 Nov 2013, 08:28

Te mandei uma MP, Bruno!

Return to “Plantados”