337 Litros Divisor de Ambiente, Sump 6º Vidro

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Rodrigo Paula
Populador
Populador
Photography Portal AqOL: 4
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1

Re: 337 Litros Divisor de Ambiente, Sump Vidro

Postby Rodrigo Paula » 10 Feb 2014, 11:58

Que loucura Bruno !!!Imagina se você demora mais tempo não rua.
Teve um grande livramento pois poderia ter sido pior.
Agora é ficar de olho no móvel mas certo que não foi nada de mais.
Abraço cara e uma semana abençoada !!!

Bruno Caron
Colaborador
Photography Portal AqOL: 3

Postby Bruno Caron » 10 Feb 2014, 13:15

É, prefiro nem imaginar. O sump tem uns 40 litros no total :shock:
Eu sequei ele bem, usei o secador (frio) e tudo mais. A parte interna é formicada e a parte da base do aquário eu dei várias mãos de verniz e é revestido com EVA, espero que tenha valido apena realmente todo esse trabalho.
Waleu pela força cara!
Forte Abraço!

Marne Campos
Administrador
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3

Postby Marne Campos » 10 Feb 2014, 13:49

Já passei uns apertos com sump também, ainda prefiro os canister por isso, entre outros motivs (calma povo do sump! :roll: )

Relaxa que logo estaremos no Wada. Estou planejando um passeio por aqueles lados para o final de março.
Marne Campos

Wilson Jr
Ciclador
Ciclador
Photography Portal AqOL: 0

Postby Wilson Jr » 10 Feb 2014, 13:54

Já passei uns apertos com sump também, ainda prefiro os canister por isso, entre outros motivs (calma povo do sump! :roll: )
Herege!!! Hehehehe

Eu tenho muito medo de ter um problema desses, por isso uso o sexto vidro tbm... mas no meu deixei uma diferença de altura de 5mm no vidro que separa o Sump do Aquário, assim se a entrada de água entupir... não vai fazer sujeira... :P

Xica
Equipe AqOL
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1

Postby Xica » 10 Feb 2014, 22:25

Que susto, Bruno!
Ainda bem que foi o menos mal.

Juniortxu
Ciclador
Ciclador
Aquarium of the Month: 0

Postby Juniortxu » 10 Feb 2014, 22:46

Nossa Bruno, que batia susto! Boa sorte aí com esse período de observação, mas vai ser tranquilo, visto que usou materiais e processos de qualidade na confecção. Estou planejando um Aqua de 330l com Sump lateral como esse seu e já é bom pensar nisso! Abraço

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 11 Feb 2014, 14:01

Wada por logo mais? Já vou anotar na caderneta! :mrgreen:
Pois é pessoal, tenho pensado num sistema de "ladrão" para implementar no aquário, mas como deixo ele cheio ao máximo esta difícil achar algo que me agrade.
De qualquer forma, refletindo melhor sobre o que aconteceu, vejo que pode ter sido algo bem pontual, até porque não é sempre que terei uma folha com aquelas dimensões e que se soltará. Notei que na verdade foi o caule que se quebrou a uns 5 cm da base da planta, e acho que isso pode ter acontecido no transporte ou na quarentena, já que não foi nada fácil achar uma bacia que acomodasse bem a planta. :mrgreen:

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 25 Mar 2014, 12:39

Nossa, um tempinho que não passava pelo meu próprio tópico...

Como o tempo há de ficar mais escasso pra mim daqui pra frente, já tratei de no FDS passado dar uma geral no aquário e seus sistemas,fazendo todos os testes, raspando vidros e etc. Fiquei bem feliz com os resultados, isso porque fiquei 22 dias sem fazer TPA no aquário. :( :evil: Minha rotina é 30% a cada 15 dias e por uma infelicidade não consegui fazer num sábado e fui fazer só no outro domingo, porém antes da TPA fiz questão de checar os parâmetros da água e felizmente NENHUM vestígio de amônia ou nitrito. :mrgreen: Não significa que por isso vou relaxar, mas é bom saber que meu sistema de filtragem esta bem dimensionado.

Temperatura: 28,7º C
pH - 6,6
Amônia: 0
Nitrito: 0
GH: 1 - Muito Mole
KH: 2
*Todos os testes da Alcon

Iluminação Vinha, desde o começo da montagem, insistindo em trabalhar com o número mínimo de LED's, fiquei muitos meses com apenas 3 de 10w e nos últimos 2 meses estava somente com 2 em funcionamento. O meu breve relato é que, em primeiro lugar os peixes agradecem :D , em segundo, SIM é possível tocar dessa forma, porém nem todas as plantas irão estar 100% e por isso a agora a experiência será outra, ativei 5 ledes e o fotoperíodo passou a ser: Acende três deles, duas horas depois mais dois, depois desliga-se dois e por fim todos. De cara isso já me resolveu um problema, algumas áreas de sombra foram totalmente acabadas, me permitindo investir mais nas plantas daqueles locais, outro ponto é que os peixes sentiram, foram dois dias vendo eles mais quietos e mais "fechados", porém agora já estão normais. dei uma improvisada com algumas flutuantes da minha "bacia de mudas" e elas fazem uma sombrinha pros redondos. O relato negativo que tenho sobre os LED's que estou usando fica por conta de ter perdido nesse tempo 2 reatores, embora se passaram 8 meses, minha expectativa era muito maior...

Flora Hoje o aquário esta mais vazio, com poucas espécies, perdi algumas imagino ser justamente pela iluminação. Vou recompor o layout e colocar algumas espécies que gosto. Mais uma vez quero insistir com a bananinha Nymphoides aquatica, já tive por duas ou três vezes, ficam lindas nos primeiros 30 dias, alcançam a superfície e depois entram num processo de definhar, já podei as folhas, já deixei e mesmo assim não deu certo. Como tenho problema com as flutuantes devido a queda do SUMP, elas são o caminho para as "sobrinhas" dos peixes... Outra planta que vou tentar é a Nymphaea Rubra. No demais quero recompor com Cryptocoryne e Echinodorus.
Nesse tempo não fiz adição de nenhum fertilizante, fico apenas com as TPA's e uso o Discos Trace, que na verdade é para Fauna...

Fauna Os bolachudos estão muito bem, nunca nenhum deles adoeceu, o revés ficou por contas das altas temperaturas do começo do ano onde perdi quase todos os Tetra Imperador, só sobrou uma fêmea que anda sempre junto com os neons negros. Quero recompor o grupo das Corys, não sei se com a mesma espécie e também finalmente fazer o meu cardume de 20 ou 30 rodóstomos (desisti de encontrar neons grandes). Também vou por mais um disco, solicitação da Patroa, um Red Melon Yellow Face é o objetivo, basta achar um já maiorzinho e com preço acessível.

Chega, já escrevia abeça, vamos as fotos que é melhor.... :mrgreen:
Haviam me pedido fotos do SUMP, aproveitei a manutenção e consegui alguma coisa...
Image
Image
Image

Agora do aquário e peixes..
Image

Image

O Chefe!
Image

Meus Xodós. Como são graciosas...
Image

Image

Fotogênico?
Image

Image

Image

Image

O Segundo na Hierarquia...
Image

Image

Image

Hora da Bóia...
Image

Juniortxu
Ciclador
Ciclador
Aquarium of the Month: 0

Postby Juniortxu » 25 Mar 2014, 14:33

Espetáculo! Parabéns Bruno! Resultado de muita dedicação e esforço, com certeza!!! Abraço

Alexpf
Plantador
Plantador

Postby Alexpf » 25 Mar 2014, 16:51

To muito interessado nesse seu sistema de iluminação Bruno :twisted: na verdade ia fuçar seu tópico pra ver como foi montado, já que quero trocar a iluminação
do aquário da loja (360l), de T8 para led.
Até pensei em usar lampadas led's industrializador mas o valor seria meio salgado, mesmo com descontos....

Sobre as flutuantes que pretende por, elas com certeza irão fazer boas áreas de sombra, e se não tomar cuidado sombras até demais rsrs
Pretende inserir os imperadores de novo? Com cardumes bem desenvolvidos eles até tiram um pouco de atenção dos discus :roll:
"Aquarismo: Não é tão fácil quanto se pensa, não é tão difícil quanto te falam e a teoria é mais complicada que a prática."
Alex G. dos Santos Silva

Return to “Plantados”