337 Litros Divisor de Ambiente, Sump 6º Vidro

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
FabioFreitas
Colaborador
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1

Re: 337 Litros Divisor de Ambiente, Sump Vidro

Postby FabioFreitas » 07 Apr 2014, 11:28

Que tenso bruno :shock:
Duvido que tenha feito algo errado, vc é experiente no assunto.
Não acabou a força no meio da noite?
Aquario não ciclados ou com muita materia organica tem a oxigenação comprometida.
O hospital era muito pequeno?
Abrs,. :(

Bruno Caron
Colaborador
Photography Portal AqOL: 3

Postby Bruno Caron » 07 Apr 2014, 11:51

A minha quarentena tem 17 litros, mas haviam poucos peixes, 10 neons e 3 rodóstomos. Além das trocas de água diárias que eram realizadas.
Não, não ficou sem energia, ao menos os relógios não ficaram piscando :D
Então Fábio, na teoria era pra estar tudo certo, uso filtro de espuma, e esse por sua vez já estava "ciclado" pois ele "vive" dentro do sump do aquário principal e faziam uns 5 meses que ele estava lá, como uso água do próprio aquário, temperatura igual e etc, era pra ter uma boa colônia ali e a perca ter sido pequena também. Mas... na prática a teoria é outra né...
Agora lavei bem tudo, aquário, filtro, termostato e etc. deixei-os a secar e depois vou montar novamente. Apenas lamento pois fazia muito tempo que procurava por neons já grandinhos e agora a busca irá continuar...

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 29 Apr 2014, 09:35

Meu, a correria anda grande pelos últimos dias, mas em meio a TPA do final de semana (20 dias sem fazer... :evil: :oops: ) consegui algumas fotos e sobretudo uma surpresa bem agradável, FLORES!
O que esta me chateando são os meus driver's (LED's) do nada param de funcionar, e sem mais sem menos voltam... Não é "mau contato", nem problema de ligação, já revisei tudo... penso eu ser algo relacionado a umidade da tampa, mas mesmo assim, por eles serem "vedados" não era pra apresentar problemas... Tirando isso o UP na iluminação foi muito bom, cores mais vivas nas plantas e um desenvolvimento melhor, curiosamente só as blyxas que regrediram (muito) chegando a perder uma muda inteira.
ALGAS, provavelmente relacionado ao UP na iluminação e começando a me incomodar com duas, as petecas atacaram algumas folhas das Vals e Sagitárias como nunca vi em meu aquário e por precaução retirei as folhas, mas também tem essa outra que esta se alastrando cada vez mais, até mesmo no substrato...

Image

Image

Image

Sagitárias com flores, nem notei o crescimento do "pendão", e fui surpreendido na manhã de domingo com os botões e com as flores... Uma Belezinha!
Image

Image

A peixada...
Image

Image

Image
Reparem como a blyxa ta judiada...

Image
Notaram o "wally" :roll: ? Como desmontei o nano do betta, passei os platis pra cá, um rubi e um palhaço, como já estavam em pH ácido fui tudo tranquilo, mas infelizmente o palhaço acabou indo para o sump e... já sabem né...

A Gangue!
Image

Luiz M Sales
Ciclador
Ciclador
Photography Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Postby Luiz M Sales » 01 May 2014, 10:20

Oi Bruno

Os discos estão muito bonitos, parabéns.

Cara, tenho trauma com esse negócio de petecas até hoje. Toda vez que penso em montar um nano plantado só para aliviar a vontade, vem as petecas em mente.
Antes que se alastre, não seria interessante usar aquele produto novo da Mbreda?

Abraço.
Boas lembranças de um sonho realizado: Malawi 540lts

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 02 May 2014, 08:12

Então, estou tento um trabalho considerável, mas a remoção tem sido manual realmente. Enquanto o meu trabalho estiver sendo eficiente (apenas nas TPAS) acho que da até pra levar, agora se começar a perder a mão, certamente que irei utilizar.
Será que você é capaz de adivinhar qual o primeiro lugar que elas apareceram? :lol: :lol: Num certo tronco... O mais engraçado disso é que no outro elas não se atraem por ele não... :?

Luiz M Sales
Ciclador
Ciclador
Aquarium of the Month: 0

Postby Luiz M Sales » 02 May 2014, 09:34

Vixe!

Este tronco está "zicado" mesmo!!
Reclame com o fornecedor e peça o dinheiro de volta!! :mrgreen:
Você chegou a ver um colega que postou um tronco à venda com musgos de espécies indefinidas?

Dei risada o dia todo e lembrei deste tronco porque chegou a ficar parecido...
Boas lembranças de um sonho realizado: Malawi 540lts

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 02 May 2014, 10:01

:mrgreen: Esse eu não vi ainda....
Mas não me arrependo não, o tronco "caiu" perfeitamente em minha montagem.

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 02 May 2014, 10:09

:lol: :lol: :lol: Não resisti, tive que dar uma vasculhada nas mensagens não lidas ainda e la estava o tal Tronco com Plantas, que presente!
Confesso que o aspecto até que é legal, mas o problema é que dificilmente ficara restrita somente ao tronco. Agora musgos? :mrgreen:

Eddy
Ciclador
Ciclador

Postby Eddy » 12 Aug 2014, 17:37

Faaalaaa meu brother, saudades de vcs...

Ta lindão o aquário, estas pragas de algas são tensa, eu estou com ao invés de algas, mas cianos bacterias, só q estão sumindo era a água ruim de DI...
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 13 Aug 2014, 10:09

Waleu Eddy!
E aproveitando o ensejo das "pragas", quero repassar aqui um excelente feedback sobre elas.

Tirando essas filamentosas que passaram demais do ponto, meu esse aquário nunca chegou a ficar tomado por nenhum tipo de alga, porém as temidas petecas apareceram e começaram a me incomodar.
No começo, aparecerem no tronco e facilmente controlava com a retirada manual mesmo, demorando bons dias a aparecer novamente, porém esse intervalo foi ficando cada vez menor e começou a aparecer foco nas plantas, principalmente nas de folhas largas (crescimento lento) e nas que estavam em mais movimento, próximo a flauta, impactando negativamente no visual pois já não conseguia controlar manualmente.
Resolvi seguir o caminho das pedras já traçado pelo Marne e inseri 4 Comedores de Algas Siameses (Crossocheilus siamensis), sendo 3 pequenos e uma mais robusto já. Eis que o resultado foi surpreendente, em uma semana já limparam 90% do aquário, deixando as folhas limpinhas e vistosas novamente. O maior deles chega a estar com a barriga ovalada de tanto comer.

Não estou com boas fotos para registrar o antes e o depois, mas eis o registro doas amiguinhos em operação...
Image

Image

Image

Image

Image
Nesta última da pra reparar bem, digamos que 60% dessa anúbia estava com peteca, agora somente os pontos pretos, isso é onde as petecas malditas estavam antes. Peteca mesmo não há mais nada, agora basta a planta se recuperar das marcas para ficar vistosa novamente.

Return to “Plantados”