Hehe, pois é amigo, a condenação da água verde nos aquários vem de sua opacidade (falta de visão), e um pouco de mau cheiro (odor de lodo). Como eu disse, ninguém vai manter um aquário todo verde, na sala de casa ou no quarto, né. Mas saiba que em muitas situações, é bom tê-la por perto: problema de algas escuras (pretas e marrons), problema com peixes (fracos, sem cor, desnutridos, barbatanas corroídas). Digo que após uma "temporada" em um bom tanque "verde" (controlado, sem sujeira no fundo e tal), seus peixes vão dar um upgrade de saúde, hehe. Mas valeu a sua opinião! AbçsLegal...mais deixar a água verde não dá não...rsrs
Os benefícios da Água Verde nos aquários
Moderator: Equipe AqOL
Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
- Katsuzo Koike
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 2
- Articles in the Portal AqOL: 12
- Aquarium of the Month: 0
Re: Os benefícios da Água Verde nos aquários
- Katsuzo Koike
- Colaborador
Olá, amiga Xica! Obrigado pelo retorno! O meu aquário não está com sua água toda verde (no máximo, esverdeada muuuuuito fraca, mas bem saudável). Apenas coloco 10% de água verde por semana (+ 20% de água cristalina, como eu disse). Não digo que acabaram totalmente as algas pretas e petecas. Mas vejo que estão "controladas", as petecas pararam mesmo). As marrons, nunca mais, e 0% de cianos. O melhor do tratamento acontece com os peixes...quando coloco essa água, eles ficam malucos! E as plantas que coloquei no meu depósito verde deram um basta nas algas pretas, que estavam querendo dominar. Como não sou biólogo, tudo isso é bem empírico, erro/acerto, hehehe. Mas tá dando certo. abçs!Experiência interessante, Katsuzo!
E estas algas não se proliferam de jeito nenhum no aquário?
Isto é o que mais chamou minha atenção.
Abraços!
- Katsuzo Koike
- Colaborador
Olá, Volnis, exatamente isso, é o infusório. Quem reproduz muitos peixes de aquário precisa de água verde da boa! É um alimento e tanto!Texto bem interessante Katsuzo.
Essa água verde não é o chamado infusório, que você mesmo disse é usado para alimentar algumas espécies enquanto alevinos?
Pelo que entendi de seu relato, do Rafael e o da Solange, a água verde seria uma "spirulina" em sua forma natural.
abçs.
- Katsuzo Koike
- Colaborador
Isso mesmo, Mateus! Valeu pelos comentários, amigo! Vc já teve experiências (boas ou ruins) com água verde em seus tanques? abçsOi,
Os infusórios se mantêm na "água verde", a grosso modo são microrganismos vegetais e animais, microscópicos e pertencentes ao Reino Protista (gênero Euglena e protozoários).
.
-
- Ciclador
- Photography Portal AqOL: 0
- Articles in the Portal AqOL: 0
Bom dia, Katsuzo!
Abraço.
Então, eu mantinha duas Corydoras com meus seis Matogrossos, então já dá pra imaginar o aspecto que estava o aquário! hehehe Se fosse hoje, após ler esse seu artigo eu teria apenas sifonado o aquário e diluído um pouco o verde da água, mas não teria eliminado-o, como eu fiz.OLá, Rafael. Pois é, as partículas vivas e mortas das algas verdes tendem a decantar no fundo do tanque. Por isso, é bom mesmo que seja feita sifonagem. O problema é que se houver muito peixe para mexer nisso(levantar essa poeira), ou movimentação na água sem filtragem, o aspecto fica feio mesmo. Mas pelo menos vc confirmou o que eu disse, a intensificação das cores dos peixes. Valeu pelo retorno, amigo! abçCerta vez, durante uma viagem, meu filtro quebrou e o aquário ficou não sei quantos dias sem filtragem e com aquela comida de férias. Quando voltei a água estava bem verde. E os matogrossos que o habitavam estavam com cores mais brilhantes, principalmente o vermelho!
Mas achei que fosse ruim mantê-los na água verde (ainda mais com a sujeira no fundo!) e comprei um filtro rapidinho além de trocar, de cara, metade da água do aquário e sifonar o fundo.
Até logo!
Abraço.
- Tunega
- Montador
eu adoro manter água verde, principalmente pras minhas tartarugas. Sempre faço acompanhamento das espécies que aparecem. O pessoal adora usar o material pra aulas práticas na faculdade, hehehe
- miltondoug
- Plantador
Fala sr Katsuzo, belo texto novamente e . . . animador tbm, ja que estou passando por isso nesse instante. Pena não ter nenhuma foto para postar no aqui no topico.
Mas uma observação, nunca tinha visto meu cascudo tão feliz como esta agora, passeando por todo o aquario e em qualquer horario do dia!
Abraço!!
Mas uma observação, nunca tinha visto meu cascudo tão feliz como esta agora, passeando por todo o aquario e em qualquer horario do dia!
Abraço!!
Não temos tudo o que queremos, nem tudo que temos é o que queriamos; mas tudo o que temos é o que necessitamos para nossa evolução!
- Katsuzo Koike
- Colaborador
Aê, Miltão! O seu Cascudo tá feliz? Hehehe! Diga, é seu aqua principal que está passando por isso? Ele está turvando ainda ou já está bem verde? Está com outros tipos de algas? O que aconteceu, amigo? Bem, não precisa de desespero. É possível controlar essa água, caso queira, senão não haverá visibilidade dos peixes e plantas (basta diminuir bem a luminosidade). Mas se quiser verificar que com essa água seus peixes melhoram a qualidade de vida, é só deixar a água verde por umas semanas, com os mesmos cuidados normais (faça sifonagens, alimente menos, melhore o filtro e bomba, se necessário, e não deixe de fazer TPAs nem coloque muitos peixes no tanque). O interessante é que depois, (diminuindo a iluminação) seu aquário deve clarear e entrar em equilíbrio, caso contrário, outros problemas virão (algas ruins e doenças, por ex.). Como eu disse, água verde é um recurso bom, mas não deve dominar nem ficar fora de controle, principalmente nos aquários principais. Abçs!
-
- Ciclador
Legal amigo...bom saber dessa teoria...pois com isso podemos sim deixar um taque com algas verdes para "bombar" a saúde de nossos peixes...rsrsHehe, pois é amigo, a condenação da água verde nos aquários vem de sua opacidade (falta de visão), e um pouco de mau cheiro (odor de lodo). Como eu disse, ninguém vai manter um aquário todo verde, na sala de casa ou no quarto, né. Mas saiba que em muitas situações, é bom tê-la por perto: problema de algas escuras (pretas e marrons), problema com peixes (fracos, sem cor, desnutridos, barbatanas corroídas). Digo que após uma "temporada" em um bom tanque "verde" (controlado, sem sujeira no fundo e tal), seus peixes vão dar um upgrade de saúde, hehe. Mas valeu a sua opinião! Abçs
- miltondoug
- Plantador
Aê Katsuzo, é e não é o principal agora rsrs, mas de toda forma é o maior, tem mais ou menos um mês, já tentei de tudo até o apagão de três dias, vou fazer isso q vc falou, diminuir a iluminação. Está bem verde já, não consigo postar agora pq estou no celular.
Deu-se esse problema por causa do sol, coloquei num lugar da casa q não pegava sol, mas qnd acabou o horário de verão, adivinha?! E para ajudar a cortina q fica na janela quebrou uns gomos, RS. Qnt a outras algas estou com um pouco de chifre de veado nas bacopas(carak com e ruim usar celular para entrar em Forum) e isso tbm aconteceu por falta de tempo para dar atenção para ele, visto q numa correria para comprar meu ap, e tem a Ceci agora tbm q pede um pouco de atenção rs.
Deu-se esse problema por causa do sol, coloquei num lugar da casa q não pegava sol, mas qnd acabou o horário de verão, adivinha?! E para ajudar a cortina q fica na janela quebrou uns gomos, RS. Qnt a outras algas estou com um pouco de chifre de veado nas bacopas(carak com e ruim usar celular para entrar em Forum) e isso tbm aconteceu por falta de tempo para dar atenção para ele, visto q numa correria para comprar meu ap, e tem a Ceci agora tbm q pede um pouco de atenção rs.
Não temos tudo o que queremos, nem tudo que temos é o que queriamos; mas tudo o que temos é o que necessitamos para nossa evolução!