Era isso que eu queria também, mas tinta epóxi "normal" já é difícil de achar alguma cor além de branco (eu não achei em loja nenhuma da cidade). Tinta feita para tanques (que é considerada segura para conter água potável e que pode ficar sobre imersão constante) só existe em branco e azul claro. Mas já me dei por satisfeito por ter achado a tinta azul claro da Coral por 105 reais já que a da Sherwin Willian iria custar 150 o galão.
Se depois de montado e com água eu achar que o fundo não está muito legal, aí eu vou tentar fazer um fundo 3D e colocar no aqua. Mas eu não queria ter que fazer isso, pq normalmente se usa cimento no fundo o que alcaliniza (ruim para um aqua de tetras) e eu teria que cobrir com alguma resina para proteger a água; e segundo que normalmente o fundo é colado no aqua, e eu não queria colar nada no tanque já que como é tinta se eu resolver tirar depois pode dar problema.
Luiz Borges
PS: Se alguém tiver alguma foto de um aqua com fundo claro eu agradeço, eu andei procurando mas não achei nenhum. Queria ter uma idéia de como fica a aparência geral.
Custo de Aquário de Compensado
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Beleza Luiz,
Alguns fundos claros:
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Fonte: garf.org
Fonte: jonolavsakvarium
Fonte: aquariofilia.net
Até mais.
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Sobre o aqua gigante de 2200L (é o que ele diz no site), o criador diz que depois que ele montou como ele mora com os pais e está desempregado ele desmotou e ele não está rodando.
Sobre fibra de vidro, pelo que eu andei pesquisando sobre revestimentos, não é recomendável para aquários. Além da resina epóxi não ser nada fácil de ser achada (eu não achei em lugar nenhum), tendo que usar a resina poliester que é mais comum e também não recomendável para aquas além de ser permeável à água a longo prazo.
Até a epoxi comum é usada com ressalvas, o grande problema é que o tanque fica constantemente cheio dágua, então é necessário uma tinta com uma camada suficientemente espessa, e com alto teor de sólidos por volume (o que garante mais estabilidade) além de um agente de cura não tóxico (geralmente poliamida ou aduto de amina) e um baixo teor de compostos orgânicos voláteis (tóxicos que evaporam).
Para pinturas de objetos decorativos a história é outra, acredito que existam tintas que podem ser usadas sem muitos problemas (talvez poliuretano, tinta acrílica, resina poliéster, etc) já que mesmo que elas liberem alguma coisa tóxica ou seja permeável à água, a quantidade presente no tanque é pequena.
Luiz Borges
Sobre fibra de vidro, pelo que eu andei pesquisando sobre revestimentos, não é recomendável para aquários. Além da resina epóxi não ser nada fácil de ser achada (eu não achei em lugar nenhum), tendo que usar a resina poliester que é mais comum e também não recomendável para aquas além de ser permeável à água a longo prazo.
Até a epoxi comum é usada com ressalvas, o grande problema é que o tanque fica constantemente cheio dágua, então é necessário uma tinta com uma camada suficientemente espessa, e com alto teor de sólidos por volume (o que garante mais estabilidade) além de um agente de cura não tóxico (geralmente poliamida ou aduto de amina) e um baixo teor de compostos orgânicos voláteis (tóxicos que evaporam).
Para pinturas de objetos decorativos a história é outra, acredito que existam tintas que podem ser usadas sem muitos problemas (talvez poliuretano, tinta acrílica, resina poliéster, etc) já que mesmo que elas liberem alguma coisa tóxica ou seja permeável à água, a quantidade presente no tanque é pequena.
Luiz Borges
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Vai me desculpar luiz_borges, mas não acho que o vidro vá rachar.
Claro se a madeira que lhe dê sustentação seja fraca e cheia de imperfeições/curvo ou o vidro seja execivamente fino (2mm) até pode ser que rache/trinque.
Mas economizar a tal ponto seria tolice.
Claro se a madeira que lhe dê sustentação seja fraca e cheia de imperfeições/curvo ou o vidro seja execivamente fino (2mm) até pode ser que rache/trinque.
Mas economizar a tal ponto seria tolice.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.
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e se vedar com vedapren ? é para parede, utilizei na construção de minha casa e funciona. Teria que testar em aqua´s, daria pra user pra vedar e depois passar uma tinta atoxica.
EDIT:
pq não pode usar a fibra de vidro?? E o pessoal que usa caixa dagua?? e a Agua que tomamos em casa??
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pq não pode usar a fibra de vidro?? E o pessoal que usa caixa dagua?? e a Agua que tomamos em casa??
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Aqua 2 - vai virar sump
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Victor,
O problema é que são dois materiais diferentes e que não estão juntos dando sustenção. Não é nem questão de espessura, a curva de deflexão (é esse o nome?) do vidro é diferente daquela do compensado, então quando o vidro tentar se curvar para suportar o peso da água recebera resistência da madeira que iria se curvar de forma diferente. Lembrando ainda que como o compensando assim como todas as madeiras se dilata e contrai com variações de temperatura, durante a noite o aquário pode trincar todo com o compensado contraindo empurrando as junções de vidro.
Por isso a necessidade de um revestimento flexível.
Além do que, um revestimento de vidro eu acho que seria mais caro do que apenas utillizar a tinta. Uma lata de tinta custa 105 reais, supondo que o vidro suporte as variações do compensando e que a taxa de deflexão dos dois não entre em conflito, quanto custaria um aquário de 146x41x65 (dimensões internas) de vidro?
Marcos,
O problema dos imperabilizantes (alfáltivo ou não) de parede e laje, é que eles não foram feitos para resistir à um ambiente constantemente cheio dágua. E os revestimento de caixa dágua (Vedacit) tipo um cimento, teriam o mesmo problema do uso do vidro dentro de um aquário, eles trincam.
Até utilizando epóxi para tanques o pessoal dos tutoriais da net diz que é extremamente importante vedar todas as junções com silicone pois a tinta epóxi (que é bem flexível) tem chances de trincar nas junções. Ou seja, no final das contas, as paredes revestidas de epóxi não são diferente dos vidros do aqua, é preciso vedar as junções senão dá vazamento.
EDIT: Sobre a fibra de vidro, eu sinceramente não sei explicar o porque. Já vi uns 2 ou 3 dizendo que fizeram de compensado e utilizaram fibra de vidro como reforço nas junções, ou até mesmo com uma manta fina como impermeabilização para a madeira. Mas em outro site falando dos aquas de compensado disseram que a durabilidade da fibra não é tão boa quando a do epóxi e do compensando então a longo prazo ela poderia ceder - a não ser que você utilizasse uma camada bem grossa, o que neste caso tiraria a necessidade do compensado e você faria o aqua todo em fibra. Outro detalhe importante a ser lembrado, o silicone não adere direto nas resinas e tintas, antes de colar a janela frontal é preciso lixar uma borda de 5 cm da tinta epóxi para deixar uma área de "pega" (com lixa 220, só para deixar riscado não é para tirar a tinta).
Também vi num outro site sobre tipos de materiais adequados para o aqua que fibra de vidro não é recomendável e ele não deu muitas explicações (era uma lista de materiais). Vou procurar o site.
Luiz Borges
O problema é que são dois materiais diferentes e que não estão juntos dando sustenção. Não é nem questão de espessura, a curva de deflexão (é esse o nome?) do vidro é diferente daquela do compensado, então quando o vidro tentar se curvar para suportar o peso da água recebera resistência da madeira que iria se curvar de forma diferente. Lembrando ainda que como o compensando assim como todas as madeiras se dilata e contrai com variações de temperatura, durante a noite o aquário pode trincar todo com o compensado contraindo empurrando as junções de vidro.
Por isso a necessidade de um revestimento flexível.
Além do que, um revestimento de vidro eu acho que seria mais caro do que apenas utillizar a tinta. Uma lata de tinta custa 105 reais, supondo que o vidro suporte as variações do compensando e que a taxa de deflexão dos dois não entre em conflito, quanto custaria um aquário de 146x41x65 (dimensões internas) de vidro?
Marcos,
O problema dos imperabilizantes (alfáltivo ou não) de parede e laje, é que eles não foram feitos para resistir à um ambiente constantemente cheio dágua. E os revestimento de caixa dágua (Vedacit) tipo um cimento, teriam o mesmo problema do uso do vidro dentro de um aquário, eles trincam.
Até utilizando epóxi para tanques o pessoal dos tutoriais da net diz que é extremamente importante vedar todas as junções com silicone pois a tinta epóxi (que é bem flexível) tem chances de trincar nas junções. Ou seja, no final das contas, as paredes revestidas de epóxi não são diferente dos vidros do aqua, é preciso vedar as junções senão dá vazamento.
EDIT: Sobre a fibra de vidro, eu sinceramente não sei explicar o porque. Já vi uns 2 ou 3 dizendo que fizeram de compensado e utilizaram fibra de vidro como reforço nas junções, ou até mesmo com uma manta fina como impermeabilização para a madeira. Mas em outro site falando dos aquas de compensado disseram que a durabilidade da fibra não é tão boa quando a do epóxi e do compensando então a longo prazo ela poderia ceder - a não ser que você utilizasse uma camada bem grossa, o que neste caso tiraria a necessidade do compensado e você faria o aqua todo em fibra. Outro detalhe importante a ser lembrado, o silicone não adere direto nas resinas e tintas, antes de colar a janela frontal é preciso lixar uma borda de 5 cm da tinta epóxi para deixar uma área de "pega" (com lixa 220, só para deixar riscado não é para tirar a tinta).
Também vi num outro site sobre tipos de materiais adequados para o aqua que fibra de vidro não é recomendável e ele não deu muitas explicações (era uma lista de materiais). Vou procurar o site.
Luiz Borges
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Algumas citações sobre materiais utilizados:
http://www.cichlid-forum.com/articles/d ... arium3.php
http://www.cichlid-forum.com/articles/d ... arium3.php
http://www.garf.org/140.gallon.htmlI did something a little different with my tank by using a layer of fiberglass cloth and laminated that with epoxy. At first I thought maybe a layer of fiberglass/polyester resin, until I discovered that epoxy resin can be used to laminate fiberglass, resulting in a better bond to the wood and a more durable finished product. Epoxy is also waterproof, and after researching on the Web, I have discovered that polyester resin is not. This step is not necessary and does make the job more complicated, but I have had experience with fiberglass repairs on race car bodies in the past, so I figured I would give it a shot.
http://www.cichlid-forum.com/articles/d ... tank_5.phpThis potable water epoxy may cost a little more than a different coating but on the other hand, IT IS NOT POISONOUS TO FISH. From what I have read, I could suggest against using as a tank liner; enamel, acrylic enamel, urethane, fiberglass, gel coat and polyester resin, all of these release/outgass poisonous volatile organic compounds, VOC's. On a side note, in my opinion, only the part of the tank that touches the water needs to be coated with this epoxy. The outside of the tank can be coated with a less expensive paint, maybe a urethane.
Luiz BorgesFiberglass itself is not 100% waterproof in long term immersion, and I certainly didn't like the color of the tank. So next I contacted Aquatic Ecosystems. In my opinion, anyone serious about DIY aquaria needs to know about Aquatic Ecosystems. Their staff is very knowledgeable, and they carry just about anything you may need. They sold me a product called Sweetwater Epoxy Paint. This is a 2 part epoxy which is EPA approved and non toxic, even for drinking water. They assured me that this is a very tough paint, and would easily withstand the tests of long term immersion in a marine application.
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