[VIROU ARTIGO] Protocolo de Quarentena - Como faço.

Discussões gerais sobre Aquarismo Marinho.

Moderador: Equipe AqOL

Regras do fórum
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Avatar do usuário
Marcio Vargas
Colaborador
Mensagens: 4532
Registrado em: 22 Jun 2010, 11:33
Fotos no Portal AqOL: 1
Artigos publicados no Portal AqOL: 3
Localização: Veranopolis / Serra Gaucha

[VIROU ARTIGO] Protocolo de Quarentena - Como faço.

Mensagempor Marcio Vargas » 31 Jul 2015, 08:20

Amigos,
Vamos falar um pouco sobre os cuidados ao inserirmos novos animais em nossos aquarios?

Ao adquirirmos um peixe, uma planta ou um coral dificilmente temos conhecimento das condições a que estes animais eram submetidos nas lojas, importadores, quarentenarios. Mesmo comprando ou trocando o animal com um amigo, ele pode ter algum parasita que nem mesmo nosso amigo tem conhecimento, já que pelo equilibrio do aquario dele o problema não se manifestava.

A lista pode ser imensa, para citar alguns temos o ictio, planarias, bugs, esporos de algas indesejadas entre outros.

Para evitarmos a contaminação de nossos aquarios, devemos tomar alguns cuidados basicos. A seguir vou relatar de forma resumida o protocolo que utilizo em meu aquario marinho para o acrescimo de qualquer vida, de qualquer procedencia. Lembrando que este protocolo serve ainda para que o animal recupere-se do transporte. Muitas vezes o periodo de transporte enfraquece e estressa o animal, baixando sua imunidade, deixando-o mais propenso a doenças e brigas no aquario.

O meu protocolo consiste basicamente em um periodo de observação, descanso e alimentação. Meu padrão são 3 dias, se neste periodo eu não identificar nada fora do comum, inicio o processo de aclimatação e posterior transferencia para o aquario. Sei de aquaristas que utilizam periodos diferentes, de 1 ate 10 dias.

O processo:

- Montagem de uma quarentena com agua do proprio aquario.
- Colocação do animal na quarentena e observação continua, normalmente apos o segundo dia ele já esta mais calmo.
- Alimentação com ração de boa qualidade. Aplicação de produtos contra pragas comuns aos corais (ver abaixo).
- Aclimatação por gotejamento com equipo de soro hospitalar. Deixo pingando um dia inteiro para equilibrar os parametros.
- Transferencia

Caso algo seja identificado, inicio o tratamento conforme a necessidade.

A minha quarentena:

Caixa de 20lts com uma bombinha pequena de circulação, um aquecedor e um abrigo
Imagem

Imagem

Utilizo também um filtro hang on, deixo sempre um saquinho de siporax no sump, para ficar permanentemente colonizado, quando monto a quarentena utilizo esse siporax no hang on. Ao final do processo eu "cloro" o siporax para esterelizar, e coloco novamente no sump para pegar a biologia para a proxima utilização.
Alias, apos o fim do processo eu "cloro" todo o material.

Exemplo com o Cooperband.

O peixe chega e vai com o saquinho para dentro da quarentena para equalizar a temperatura do interior do saco com a da quarentena. O pH da quarentena procuro manter o mais proximo possivel do saco, se preciso uso produtos para aproximar antes de liberar o peixe.
Imagem

Aqui o amigo em observação, fica ao menos uns 3 dias apenas se alimentando e recuperando-se do transporte, também observo possiveis doenças e parasitas.
Tudo ok apos esses 3 dias eu começo com o gotejamento que dura mais uns dois dias, para equilibrar lentamente o pH e demais parametros.
Imagem

Caso o peixe ou coral apresente algum problema, inicio o tratamento mais adequado.

Neste caso como o cooper e um peixe mais delicado e bobão, eu ainda deixei mais um dia dentro da criadeira dentro do Reef, para os parceiros irem conhecendo e acostumando com ele sem brigas.

Algumas dicas do aquarista Leo Carvalho.
1 Estou usando ultimamente o Revive pois sempre que uso caem alguns outros seres que não caem nos dois primeiros medicamentos. O programplus ( melbemicina ) mata os artrópodes e tão somente eles, o que é muito bom pois consiste em 70% de todas espécies do planeta huauhauhuah, já o Ascaridil (levamisol) mata apenas os vermes platelmintos ou seja, os vermes chatos como as planárias. Esses dois remédios matam o que há de pior para as acroporas que são os Redbug e os AEFW ( planárias) porem há outras pragas que pouco conhecemos e o Revive de certa forma mata diversos outros organismos de uma forma mais generalizada. Sempre que banho os corais no Revive vejo diversos bichinhos caindo no pote de fundo branco, inclusive os vermes de vogo, que são vermes mas não platelmintos e não morre com facilidade no Levamisol, eu já testei a eficacia do ascaridil contra o verme de fogo e demora muitas horas para que haja a morte, quase 8 horas. Embora o Verme de fogo não seja uma praga de coral cito ele como forma genérica de outras vidas não atingidas pelos dois primeiros medicamentos.

2 faço exatamente os mesmo procedimentos para todos os tipos de corais, pois as pragas apesar de diferentes são muito semelhantes. os white bugs comuns nas euphillias são também artrópodes semelhantes aos red bug e a medicação apresenta a mesma eficacia sobre eles, assim como as planárias que se alimentam dos tecidos de todos lps e softs morrem tão facilmente como o AEFW sob o efeito do ascaridil.

3 As tridacnas realmente para mim são um mistério, não sei nada sobre elas, nunca testei as medicações. gostaria que alguém pudesse nos ajudar sobre isso.
Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Imagem

Avatar do usuário
Julio León
Colaborador
Mensagens: 586
Registrado em: 15 Jan 2014, 00:01
Fotos no Portal AqOL: 1
Artigos publicados no Portal AqOL: 1
Aquário do Mês do AqOL: 0
Localização: Alemanha

Re: Protocolo de Quarentena - Como faço.

Mensagempor Julio León » 10 Ago 2015, 12:56

Tópico importantíssimo e muitas vezes deixado de lado. Mesmo sendo de água doce e não salgado, as dicas são totalmente válidas e certas!

Parabéns Márcio!
Julio León

Avatar do usuário
Marcio Vargas
Colaborador
Mensagens: 4532
Registrado em: 22 Jun 2010, 11:33
Fotos no Portal AqOL: 1
Artigos publicados no Portal AqOL: 3
Localização: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Protocolo de Quarentena - Como faço.

Mensagempor Marcio Vargas » 10 Ago 2015, 12:59

Valeu Julio,

Para agua doce é praticamente o mesmo. Muda só os "medicamentos".

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Imagem

Avatar do usuário
Xica
Equipe AqOL
Mensagens: 7882
Registrado em: 29 Jan 2010, 18:19
Fotos no Portal AqOL: 10
Artigos publicados no Portal AqOL: 4
Aquário do Mês do AqOL: 1
Localização: Curitiba-PR

Re: Protocolo de Quarentena - Como faço.

Mensagempor Xica » 10 Ago 2015, 19:28

Tópico bom! Acredita que não tinha lido até agora?
Quarentena é um caso sério: todos reconhecem a importância e quase ninguém faz.

Avatar do usuário
Marne Campos
Administrador
Mensagens: 14321
Registrado em: 17 Set 2003, 01:42
Fotos no Portal AqOL: 266
Artigos publicados no Portal AqOL: 55
Aquário do Mês do AqOL: 3
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Protocolo de Quarentena - Como faço.

Mensagempor Marne Campos » 09 Set 2015, 00:53

Parabéns Marcio!

O tópico deu origem à um novo artigo no Portal AqOL!

Protocolo de Quarentena para Animais Marinhos
Marne Campos

Avatar do usuário
Katsuzo Koike
Colaborador
Mensagens: 1995
Registrado em: 08 Jul 2010, 16:45
Fotos no Portal AqOL: 2
Artigos publicados no Portal AqOL: 12
Aquário do Mês do AqOL: 0
Localização: Recife-PE

Re: Novo artigo no AqOL: Protocolo de Quarentena para Animais Marinhos

Mensagempor Katsuzo Koike » 09 Set 2015, 07:39

Que beleza, Márcio, dá pra gente aprender a lidar com seres marinhos! Valeu!

Avatar do usuário
Marcio Vargas
Colaborador
Mensagens: 4532
Registrado em: 22 Jun 2010, 11:33
Fotos no Portal AqOL: 1
Artigos publicados no Portal AqOL: 3
Localização: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: [VIROU ARTIGO] Protocolo de Quarentena - Como faço.

Mensagempor Marcio Vargas » 09 Set 2015, 09:37

Opa

Obrigado
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Imagem


Voltar para “Água Salgada”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante