Na seção Aquário do Mês do AqOL sempre procuramos abordar os diversos tipos de aquários, porém, para nossa surpresa, os aquários marinhos ainda não haviam sido homenageados em quase 2 anos de seção! Claro que o fato do AqOL ter um público maior no aquarismo dulcícola contribuiu para isso, mas é preciso ressaltar que temos aquaristas marinhos "made in AqOL" e esse simpático reef de Rafael Ferreira Senfft é uma prova disso! Escrever sobre o reef do Rafael, serviu como incentivo para me aventurar, em breve, nesse mundo exótico e colorido do aquarismo marinho. Torço para que o mesmo aconteça com os leitores desse texto e logo tenhamos mais aquaristas marinhos aqui no AqOL!
Ao longo de sua trajetória, o AqOL sempre foi visto como um Portal voltado predominantemente para o aquarismo dulcícola, porém o aparecimento de aquaristas interessados em ingressar no aquarismo marinho ou até de velhos frequentadores se aventurando nesse novo meio, têm se mostrado crescente nos últimos meses. Por isso, neste mês, correspondendo à esse crescimento, o Aquário do Mês de Outubro/2013 do AqOL é um pouco mais salgado que o habitual. Falaremos neste mês, do aquário marinho de 140 litros de Marcos Vinícios Conte, o Conte do Fórum AqOL, uma montagem que nasceu de um antigo sonho do aquarista que ao ver seus colegas planejando se aventurar em mais esse mundo do aquarismo, comprou a idéia e tratou logo de "colocar as mãos na água"!
O ano de 2013 foi talvez o ano mais salgado do AqOL nesses mais de 14 anos de existência! O número de aquários marinhos exibidos no Fórum AqOL foi grande e acabaram contagiando muitas pessoas que o máximo que sabiam sobre peixes marinhos até então era o que viram no filme "Procurando Nemo", porém ao final de 2013 já exibiam belos e saudáveis reefs! Dessa forma, achei que o aquário do mês deveria ser um marinho, um marinho nascido no AqOL e que é motivo de orgulho para todos nós que participamos dessa maravilhosa família de amantes do aquarismo. Eu pelo menos, toda vez que me perguntam sobre aquários marinhos, falo "procura lá no Fórum pelas palavras Junior + Gorski + Aquário + Marinho".
Quem acompanha essa seção do AqOL deve achar que estamos nos tornando um site voltado para o aquarismo marinho, afinal terminamos o ano de 2013 com um aquário marinho como aquário do mês e iniciamos o ano de 2014 da mesma forma. Apesar disso, não, o AqOL ainda é um site com maior ênfase em aquarismo doce, porém aliado ao crescimento do interesse por marinhos entre nossos membros, quando Andretti Figueiredo postou seu aquário marinho em nosso Fórum de Discussões, ficou difícil não escolhê-lo como Aquário do Mês. Isso fica claro ao dar uma passada de olhos rápida pelas fotos, e constatar a riqueza de cores, a saúde dos animais e porque não dizer, o paisagismo criado pelo aquarista, o que não costuma ser o foco de aquários marinhos e seus "amontoados de rochas".
Este aquário já estava na mira do Aquário do Mês faz tempo, porém o número de aquários marinhos cresceu tanto nos últimos meses aqui no AqOL que ele foi obrigado a esperar que outros tipos de montagens fossem abordadas nessa seção, para que um marinho voltasse a ser o escolhido, uma injustiça que esperamos reparar em Junho de 2014. O aquário desse mês pertence ao aquarista Junior Gorski, uma das pessoas mais bem-quistas no Fórum AqOL e um aquarista de respeito, principalmente quando o assunto são aquários rochosos, doces ou marinhos! Então vamos conhecer um pouco mais dessa montagem que é o Aquário do Mês de Junho de 2014 do AqOL, o Reef de 660 litros de Junior Gorski!
Continuando com a nossa missão em mostrar a onda marinha que se instalou no AqOL nos últimos tempos, esse mês vamos falar mais uma vez de um aquário marinho, mais especificamente de um Nano Reef! Esse belo Nano pertence ao aquarista Rafael Compassi, figura carimbada do Fórum AqOL e referência quando o assunto é química da água e tecnologia. Isso fica evidente no texto abaixo, pois boa parte dos equipamentos e acessórios do aquário foram desenvolvidos pelo próprio aquarista. Quando digo isso, não estou falando que ele simplesmente fez a instalação elétrica da tampa do aquário, mas me refiro à construção das rochas, skimmer, controladores, suplementos e muitos outros itens que normalmente compramos prontos.