Para quem achava que a seção Aquários do AqOL já havia mostrado todas as facetas do aquarismo, se enganou! Em junho o homenageado é um aquário mono-específico ou quase, estamos falando do Aquário de Bótias de Marcos Mataratzis. Esse tipo de montagem pode proporcionar um prazer ímpar para o aquarista, já que normalmente é escolhida sua espécie preferida e as principais necessidades dessa espécie são atendidas, o que resulta em peixe saudáveis e de comportamento bem próximo ao natural. Segundo Marcos, o aquário foi montado no início de 2007 e sua maior lembrança desse início foi a lavagem do cascalho, 80 quilos no total e que deu um bom trabalho.
Quando recebeu o convite para expor seu pequeno aquário temático como Aquário do Mês de Agosto/2011, Mateus Camboim não demonstrou confiança, disse que não o via como uma boa montagem para aquário do mês, já que não se tratava de algo que a maioria dos aquaristas almejasse. Imediatamente respondi que o Aquário do Mês não necessariamente precisa mostrar aquários que estão na "moda" e reforcei o objetivo dessa seção que é mostrar as várias faces do aquarismo. Com isso, o temático de Igarapé Amazônico postado por Mateus no Forum AqOL há algumas semanas caiu como uma luva, era o tipo de montagem que estava fazendo falta nessa seção!
Inaugurando o segundo ano do Aquário do Mês, esse mês escolhemos um tipo de montagem que sempre causa confusão em discussões de aquaristas. Estamos falando de um aquário temático, que muitas vezes é o real objetivo de quem inicialmente pretende montar um biótopo. O temático em questão pertence ao Rafael Senfft, atualmente membro da Equipe AqOL o que me dá uma satisfação ainda maior ao falar sobre ele. Faltou pouco para esse aquário não ser um biótopo, porém isso costuma ser notado somente por aquaristas mais experientes e não tira, em momento algum, o brilho da montagem, como pode ser visto.
Há quem se contente com aquários de poucas litros, mas há também quem só se contente quando falamos em volumes de três dígitos. Há ainda quem precise de milhares de litros de água e se satisfaça em observar os peixes da superfície de um lago. Porém, neste mês, falaremos de um quarto grupo, os que preferem ver os peixes embaixo da água mas não abrem mão de espécies de grande porte e volumes na ordem das quatro casas, estamos falando dos "jumbistas". Falaremos desse grupo no Aquário do Mês de Março de 2012, mais precisamente do tanque de jumbos de 3.000 litros de Luiz Bertoso, que como alguns disseram quando ele mostrou as primeiras fotos do seu projeto no Forum AqOL, "não sabe brincar".
Um ano e meio atrás a seção Aquário do Mês do AqOL era reinaugurada e a primeira montagem escolhida era justamente uma do aquarista ao qual pertence a montagem desse mês, sim, estamos falando de Fabian Pozzobon Kussakawa. Na época Fabian havia acabado de conquistar o seu primeiro campeonato brasileiro de aqua-paisagismo (CBAP 2010) na categoria Nano-Plantado e com a montagem desse mês ele mostra que não pretende parar por aí, promete fazer bonito também quando o tema são os Paludários! Da mesma forma que seu aquário foi o primeiro da seção, seu Paludário também é a primeira montagem desse tipo aqui na seça Aquário do Mês do AqOL e não é a toa, como poderemos ver a seguir.
Após o destaque recebido pelos marinhos nos últimos meses aqui na seção Aquário do Mês, dado o crescimento desse tipo de montagem no AqOL, não poderiamos deixar de destacar outro tipo de aquário que ganhou bastante espaço em nosso Fórum no último ano e porque não dizer no aquarismo brasileiro em geral. Estamos falando dos aquários de jumbos, tanques habitados por peixes de médio e grande porte, e que por isso requerem grandes volumes de água, muitas vezes com espécies comuns em pescarias e que vem encantando cada vez mais brasileiros. Dessa forma, o Aquário do Mês de Fevereiro de 2014 do AqOL é o Aquário de Jumbos de Francisco Carlos Campos.
Se essa matéria fosse escrita há 15 anos, diria que é mais um aquário comunitário com várias espécies misturadas entre outras coisas que pouco chamariam a atenção do leitor, porém ao escrever hoje, eu digo que esse é um Aquário Comunitário (com iniciais maiúsculas), um tipo de montagem cada vez menos explorada por aquaristas mais experientes, ficando restrita a quem está começando no hobby, mas que quando bem elaborada, pode representar um aquário de grande destaque. O aquário de 172 litros de Marcos Kim representa muito bem esse tipo de montagem, reunindo espécies totalmente diferentes mas que podem ser mantidas juntas se observadas suas necessidades e encontrados pontos de intersecção entre eles. Estamos falando do aquário do Mês de Setembro/2014 do AqOL!
Você sabe porque esse mês é conhecido como Outubro Rosa? A cor rosa foi escolhida em homenagem às mulheres, já que é a cor preferida da maioria delas, e a homenagem se deve ao mês que simboliza o combate ao cancer de mama, que até acontece em homens, porém, por motivos fisiológicos, são raríssimos os casos no gênero masculino. Pensando nisso, esse mês teremos uma mulher, talvez a mais famosa mulher do AqOL, escrevendo sobre o aquário de outra mulher, que quando mostrou sua montagem pela primeira vez, deixou muito marmanjo com vontade de fazer igual. É isso mesmo! O Aquário do Mês de Outubro de 2014 é o Ripário de Paola Cézari e sua matéria foi escrita pela nossa querida Xica! Nesse momento tenho certeza que muitos pensaram "eu jurava que Marne era nome de uma mulher!"
Um aquário de pescador, essa é a primeira coisa que me vem à mente quando olho para esse aquário, e você? Não, não estou dizendo que esse é um aquário de mentiroso, nem que os peixes são de mentira, afinal, quando se diz que uma história é "história de pescador", é porque ela não é verdadeira. Porém, olhando as espécies que mais chamam a atenção nesse aquário, é inevitável pensar que é o aquário dos sonhos de qualquer pescador! Esse é o Aquário do Mês de Novembro de 2014 do AqOL, um tanque de 2200 litros com diversos Tucunarés, Aruanãs, Traíras entre outras espécies bastante comuns e desejadas por pescadores, mantidos pelo aquarista Renato Moterani.