Invertebrados de Água Doce

Camarões de Água DoceEle são o toque a mais de qualquer aquário, muitas vezes ganham aquários somente para eles. Pensou que só havia camarão de água salgada? Veja como você estava enganado!

 

 

 

Lagostins de Água DoceQuando resolvem passear pelo aquário, não há como não chamarem a atenção. Só não esqueça de escolher muito bem os peixes que habitarão o mesmo aquário, dependendo da espécie podem virar um belo banquete para os Lagostins.

 

 

Caranguejos de Água Doce/SalobraOutros habitantes que sempre deixam sua marca registrada no ambiente, só não se esqueça de observar bem as necessidades de cada um antes de colocá-los no aquário.

 

 

 

Caramujos de Água DoceSão os invertebrados mais comuns em aquários de água doce, muitas vezes há dezenas deles antes mesmo de percebermos. Se a população for mantida sob controle, são muito úteis e ornamentais.

 

 

 

Mexilhões de Água DoceRaros de serem encontrados, e bastante interessantes de serem observados.

 

 

 

 

A alimentação é um dos grandes segredos do sucesso na criação dos peixes ornamentais, e isso reflete em todo o aquário. Aqui você vai encontrar opções para tornar mais rica a dieta de seus peixes, incluindo desde alimentos vivos até receitas caseiras. Se você tem uma receita ou conhece algum alimento que não está aqui, mande para a Administração do AqOL, teremos um grande prazer em analisar sua sugestão e compartilhá-la com toda a Comunidade. 

Alimentos vivos quase sempre são preferidos pelos peixes, mas é bom saber quais são os melhores para cada situação, como serví-los e até como ter sua própria criação em casa. 

Receitas caseiras são uma ótima alternativa para complementação da dieta de seus peixes, saiba como fazer de maneira prática. 

Conheça as doenças mais comuns que costumam atingir os peixes ornamentais em aquários e lagos, suas formas mais comuns de propagação, seu tratamento e sua profilaxia.

Doenças causadas por Bactérias.

Doenças causadas por parasitas.

Doenças causadas por Protozoários.

A seção de artigos foi completamente formada por artigos enviados por aquaristas de todo país e do exterior. Se você quiser particupar compartilhando seus conhecimentos envie o seu artigo para a equipe de administração do site!!!

Os artigos estão organizados por categoria, dentro de cada categoria estão em ordem alfabética. Selecione a categoria desejada

Os primeiros passos. Leitura obrigatório para quem está começando nesse fascinante mundo. Os artigos desta categoria abordam temas fundamentais para o entendimento de muitos dos demais artigos deste site.

 

Artigos que abordam assuntos mais específicos e com um nível de aprofundamento um pouco maior. Recomenda-se a leitura dos artigos de Aquarismo Doce - O básico antes de ler os artigos dessa categoria.

 

ATENÇÃO: Aos poucos os textos abaixo estão sendo revisados e incorporados às fichas das espécies a fim de concentrar todas as informações em um único lugar. Caso não tenha encontrado a espécie que procura aqui, talvez o seu texto já tenha sido incorporado à ficha da espécie na seção Peixes de Água Doce.

Apesar de não ser um site onde o assunto principal é o aquarismo marinho, não poderíamos esquecer dos amigos que apreciam a vida marinha.

 

Artigos específicos para o pessoal que aprecia aquários plantados ou está querendo entrar para esse mundo. Recomenda-se a leitura dos artigos de Aquarismo Doce - O básico antes de ler os artigos dessa categoria.

 

Artigos voltados ao público fascinado pelas belas cores e forte personalidade dos ciclídeos africanos. Recomenda-se a leitura dos artigos de Aquarismo Doce - O básico antes de ler os artigos dessa categoria.

 

Se você gosta de fazer as coisas você mesmo e tem talento para isso. Aventure-se em um dos vários projetos presentes nessa categoria e mãos à obra.

 

Porque não só de peixes, plantas e invertebrados é praticado o aquarismo.

 

Peixes de Água Doce

Utilize a ferramenta de busca ou vá direto aos principais grupos logo abaixo.

Clique aqui para utilizar a ferramenta de pesquisa de peixes de água doce

 

 

Peixes de Cardume
Peixes de Cardume

Peixes de Fundo
Peixes de Fundo

Peixes Territoriais
Peixes Territoriais

Killifishes
Killifishes

Grandes Predadores
Grandes Predadores

Peixes Primitivos
Primitivos

Outros
Outros

Peixes de CardumeEvite manter as espécies dessa categoria em grupos com menos de cinco indivíduos, pois isso gerará um estresse adicional ao animal. Além disso, não espécies que se mantida sozinhas ou em grupos muito pequenos, acabam demonstrando desvios de comportamento como timidez excessiva, agressividade além do normal etc. Fazem parte dessa categoria: Tetras, Rásboras, Barbos, Acarás Disco, Acarás Bandeiras entre outros.

 

 

Peixes de FundoAo contrário do que alguns pensam, não se alimentam de fezes de outros animais e nem de sujeira, requerem uma alimentação de qualidade tanto quanto qualquer outra espécie, o que muitas vezes demanda rações especiais para eles que facilitam a alimentação pelo formato de suas bocas. Fazem parte dessa categoria: Cascudos, Coridoras, Bótias, Bagres entre outros.

 

 

 

Peixes TerritoriaisGostam de mostrar quem manda! As demarcações de território ficam evidentes nas espécies que compõe esta categoria, demonstrações de agressividade ocorrem com frequência, por isso requerem maior espaço por habitante. Respeitando essas regras, muitas vezes é possível serem mantidos em aquários com espécies mais pacíficas. Fazem parte dessa categoria: Ciclídeos Americanos, Ciclídeos Africanos, Anabantídeos entre outros.

 

 

KillifishesPequenos peixes de cores atraentes, na natureza podem habitar pequenos volumes de água e seus ovos chegam a ficar meses em solo seco até a próxima estação das chuvas, daí o fascínio de muitos aquaristas por reproduzí-os em cativeiro.

 

 

 

Grandes PredadoresA regra dessa categoria é que tudo o que se mexe e cabe na boca é alimento. Sua dieta é quase que exclusivamente composta por alimentos ricos em proteína animal. Como possuem um tamanho relativamente grande para o padrão dos peixes ornamentais, a lista de espécies a habitarem o mesmo ambiente fica bastante restrita. Fazem parte dessa categoria: Oscars, Tucunarés, Piranhas, Aruanãs entre outros.

 

 

PrimitivosCostumam ser os habitantes exóticos do aquário, aqueles que despertam grande interesse quando são vistos, pois se confundir com o meio é outra características de alguns integrantes desse grupo. Fazem parte dessa categoria: Arraias, Polipterus, Moréias, Ituís entre outros.

OutrosEspécies que não se enquadraram em nenhuma das categorias acima, mas que se ainda não habitaram, habitarão seu aquário um dia.

 

 

 

 

Peixes Marinhos

TangsDescrição.

 

 

 

 

AnjosPresentes em muitos aquários, não são indicados para nanos pelo tamanho que atingem. Apesar de se mostrarem a maior parte do tempo, apreciam aquários com muitos esconderijos. Não costumam causar problemas em aquários com corais.

 

 

 

 

GrammasO fato de serem relativamente pacíficos, aceitarem bem alimentos industrializados e atingirem um tamanho reduzido fazem desse grupo uma ótima opção para iniciantes, inclusive para serem mantidos em nanos, que devem contar bastante tocas. Podem ser mantidos com corais sem maiores problemas.

 

 

 

 

PalhaçosSão peixes pacíficos e seguros para aquários com corais (reef safe). Entre as características desse grupo está a cooperação com anêmonas, a anêmona proporciona proteção ao peixe, e este por sua vez proporciona alimento para a anêmona, e também a mutação sexual do macho, que se torna fêmea em grupos onde há ausência do gênero.

 

 

 

 

Gobies e BlenniesEste grupo possui tanto integrantes de água salgada como de água salobra. Costumam ser reconhecidos pelo seu comportamento de ficar pelo fundo do aquário ou rochas, como se andassem sobre elas. São pacíficos com outras espécies e não atacam corais, o que os tornam ótimas opções para aquários de corais, inclusive nanos.

 

 

 

 

OutrosVárias espécies compõe esse grupo e a diversidade é a sua marca característica.

 

 

 

 

Plantas Hidrófilas

Utilize a ferramenta de busca ou vá direto aos principais grupos logo abaixo.

Clique aqui para utilizar a ferramenta de pesquisa de plantas

Plantas de CarpeteDesde as menores até a maiores opções de plantas para se fazer carpetes.

 

 

 

 

Plantas MédiasPlantas de médio porte que costumam ocupar as regioes intermediárias e frontal do aquário, logo após o carpete, caso haja.

 

 

 

Plantas GrandesPlantas que costumam ser colocadas na região intermediária ou posterior do aquário, devido a atingirem maiores dimensões.

 

 

 

Musgos e HepáticasPlantas que costumam ser utilizadas para cobrir rochas ou troncos. Fixando-se ou sendo fixadas em suas superfícies, dando um aspecto bastante interessante ao ambiente.

 

 

 

Plantas de SuperfíciePlantas que se desenvolvem livres na superfície da água.

 

 

 

 

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!