Invertebrados de Água Doce
A alimentação é um dos grandes segredos do sucesso na criação dos peixes ornamentais, e isso reflete em todo o aquário. Aqui você vai encontrar opções para tornar mais rica a dieta de seus peixes, incluindo desde alimentos vivos até receitas caseiras. Se você tem uma receita ou conhece algum alimento que não está aqui, mande para a Administração do AqOL, teremos um grande prazer em analisar sua sugestão e compartilhá-la com toda a Comunidade.
Alimentos vivos quase sempre são preferidos pelos peixes, mas é bom saber quais são os melhores para cada situação, como serví-los e até como ter sua própria criação em casa.
Receitas caseiras são uma ótima alternativa para complementação da dieta de seus peixes, saiba como fazer de maneira prática.
A seção de artigos foi completamente formada por artigos enviados por aquaristas de todo país e do exterior. Se você quiser particupar compartilhando seus conhecimentos envie o seu artigo para a equipe de administração do site!!!
Os artigos estão organizados por categoria, dentro de cada categoria estão em ordem alfabética. Selecione a categoria desejada
Os primeiros passos. Leitura obrigatório para quem está começando nesse fascinante mundo. Os artigos desta categoria abordam temas fundamentais para o entendimento de muitos dos demais artigos deste site.
Artigos que abordam assuntos mais específicos e com um nível de aprofundamento um pouco maior. Recomenda-se a leitura dos artigos de Aquarismo Doce - O básico antes de ler os artigos dessa categoria.
ATENÇÃO: Aos poucos os textos abaixo estão sendo revisados e incorporados às fichas das espécies a fim de concentrar todas as informações em um único lugar. Caso não tenha encontrado a espécie que procura aqui, talvez o seu texto já tenha sido incorporado à ficha da espécie na seção Peixes de Água Doce.
Apesar de não ser um site onde o assunto principal é o aquarismo marinho, não poderíamos esquecer dos amigos que apreciam a vida marinha.
Artigos específicos para o pessoal que aprecia aquários plantados ou está querendo entrar para esse mundo. Recomenda-se a leitura dos artigos de Aquarismo Doce - O básico antes de ler os artigos dessa categoria.
Artigos voltados ao público fascinado pelas belas cores e forte personalidade dos ciclídeos africanos. Recomenda-se a leitura dos artigos de Aquarismo Doce - O básico antes de ler os artigos dessa categoria.
Se você gosta de fazer as coisas você mesmo e tem talento para isso. Aventure-se em um dos vários projetos presentes nessa categoria e mãos à obra.
Peixes de Água Doce
Utilize a ferramenta de busca ou vá direto aos principais grupos logo abaixo.
Evite manter as espécies dessa categoria em grupos com menos de cinco indivíduos, pois isso gerará um estresse adicional ao animal. Além disso, não espécies que se mantida sozinhas ou em grupos muito pequenos, acabam demonstrando desvios de comportamento como timidez excessiva, agressividade além do normal etc. Fazem parte dessa categoria: Tetras, Rásboras, Barbos, Acarás Disco, Acarás Bandeiras entre outros.
Ao contrário do que alguns pensam, não se alimentam de fezes de outros animais e nem de sujeira, requerem uma alimentação de qualidade tanto quanto qualquer outra espécie, o que muitas vezes demanda rações especiais para eles que facilitam a alimentação pelo formato de suas bocas. Fazem parte dessa categoria: Cascudos, Coridoras, Bótias, Bagres entre outros.
Gostam de mostrar quem manda! As demarcações de território ficam evidentes nas espécies que compõe esta categoria, demonstrações de agressividade ocorrem com frequência, por isso requerem maior espaço por habitante. Respeitando essas regras, muitas vezes é possível serem mantidos em aquários com espécies mais pacíficas. Fazem parte dessa categoria: Ciclídeos Americanos, Ciclídeos Africanos, Anabantídeos entre outros.
A regra dessa categoria é que tudo o que se mexe e cabe na boca é alimento. Sua dieta é quase que exclusivamente composta por alimentos ricos em proteína animal. Como possuem um tamanho relativamente grande para o padrão dos peixes ornamentais, a lista de espécies a habitarem o mesmo ambiente fica bastante restrita. Fazem parte dessa categoria: Oscars, Tucunarés, Piranhas, Aruanãs entre outros.
Peixes Marinhos
São peixes pacíficos e seguros para aquários com corais (reef safe). Entre as características desse grupo está a cooperação com anêmonas, a anêmona proporciona proteção ao peixe, e este por sua vez proporciona alimento para a anêmona, e também a mutação sexual do macho, que se torna fêmea em grupos onde há ausência do gênero.
Este grupo possui tanto integrantes de água salgada como de água salobra. Costumam ser reconhecidos pelo seu comportamento de ficar pelo fundo do aquário ou rochas, como se andassem sobre elas. São pacíficos com outras espécies e não atacam corais, o que os tornam ótimas opções para aquários de corais, inclusive nanos.