O Aquario do Mês de Julho de 2014 do AqOL passa tranquilamente por um aquário marinho para quem é leigo no aquarismo, dada a cor dos peixes. É um tipo de montagem muito indicada para iniciantes dada a baixa exigência dos peixes, porém quando esse tipo de montagem é escolhido por um aquarista mais experiente, o resultado é de fascinar qualquer um. Nesse caso, o aquarista Luiz Marcelo, soube realizar uma montagem muito bem elaborada, sabendo combinar bem as espécies do Lago Malawi, que possuem entre suas características principais, as belas cores e o comportamento agressivo. O resultado final, que poderia ser um campo de batalha, foi um ambiente agradável, colorido e acima de tudo, harmonioso. (acreditem, eu tive o prazer de ver o aquário pessoalmente).
Luiz contou que esse aquário foi montado inicialmente para ser um plantado, porém as coisas não aconteceram como o planejado e ele decidiu desmontar tudo para remontá-lo como um aquário de ciclídeos africanos do Lago Malawi.
O Aquarista revelou que o maior trabalho que ele teve com esse aquário até hoje, por mais incrível que pareça, foi a limpeza da montagem anterior para deixar o aquário pronto para a remontagem.
Após montado, ele percebeu que a madeira da tampa estava exposta à muita umidade e começou a estufar. Como deixar o móvel aberto não era uma opção, teve a ideia de abrir janelas na parte de cima da tampa, para que a umidade escapasse sem causar danos à madeira. O que deveria ser uma medida corretiva, se tornou um charme à mais para o aquário, pois a luz que vazava pelas janelas, gerava uma iluminação bastante interessante para suas salas de estar e jantar.
Por se tratar de um aquário que divive dois ambientes, Luiz Marcelo precisou dar uma atenção especial à disposição das rochas, só quem já teve aquário dividindo ambientes, sabe como é complicado deixar as duas faces do aquário igualmente interessantes, o que Luiz conseguiu muito bem!
Para o aquarista, esse aquário representa o sonho antigo de ter um aquário de maior volume, já que seus aquários anteriores nunca ultrapassaram os 150 litros, além disso é motivo de orgulho para Luiz, que já recebeu vários elogios de parentes e amigos (incluindo o meu!).
Volume bruto: 540 litros
Tempo de funcionamento: 18 meses.
Filtragem: Sump 64 x 48 x 36cm Sistema Wet-Dry (Perlon; Bioballs pretas e azuis; Ista Quartzite glass).
Iluminação:1 x 40W T8 Atman fluorescente (branca) e 1 x 40W T8 Dymax fluorescente (azul).
Substrato:Areia branca.
pH: 8,0
GH: ?
KH: ?
NH3/NH4: 0
NO2: ?
NO3: ?
Temperatura média: 25C
Alimentação: Sera Granugreen, Sera Vipagran, Tropical Spirulina Granulat e Poytara Ciclídeos Herbívoros.
Fertilização: Não há.
Fauna: 04 Metriaclima estherae, 01 Metriaclima greshakei, 03 Labidochromis caeruleus, 01 Pseudotropheus sp. (White tail), 02 Labeotropheus trewavasae "Thumbi West" e 03 Sciaenochromis fryeri.
Flora: Não há.