Desenvolvi este filtro pelo fato dos filtros convencionais serem extremamente caros, pelo menos para o meu bolso.
O sistema dele é muito simples e para construí-lo você vai precisar de:
- Mais ou menos um metro de cano de PVC de 3,5 polegadas
- Cola de silicone
- Pano de algodão
- Vidro para montar a caixa do filtro.
- Nove cotovelos de 3,5 polegadas.
- Uma mangueira do tamanho que lhe for mais conveniente e que se encaixa na saída de água da bomba submersa.
Procedimentos:
Primeiramente vá até uma vidraçaria e peça para cortar o vidro como se você fosse montar um pequeno aquário. O tamanho do filtro será de sua escolha no caso do meu a medida é de 20 cm de comprimento x 20 de altura x 18 de largura. Peça para o vidraceiro fazer um furo em duas lâminas de vidro. Estes furos serviram para entrada e saída da água.
|
Depois da cola seca você deve cortar algumas tiras de pano de mais ou menos 5 cm de largura e uns 15 cm de comprimento. Depois coloque bastante cola de silicone nas tiras e as amasse para que a cola se espalhe por toda a tira de pano e depois coloque o cano no furo do vidro e o vede com as tiras com silicone. Execute a mesma operação nos dois vidros sem se esquecer de que por um cano virá a água do aquário e que por outro a água irá retornar ao aquário.
|
É claro que este filtro pode ser melhorado pois o fiz com muita pressa e pelo fato do vidraceiro ter cortado os vidros um pouco tortos tive que fazer remendos com tiras nas bordas do filtro. Espero ter conseguido explicar a construção deste filtro e que ele seja mais uma opção para os colegas aquaristas. |