Este filtro foi montado aproveitando um berçário, criadeira ou maternidade dessas usadas para poecilídeos. Ele não serve para aquários grandes, mas para um aquário de até 50 litros.
Você irá precisar de:
- Caixa acrílica com aba para pendurar no aquário (nesse caso foi usado um berçário, criadeira ou maternidade).
- Bomba submersa.
- Acrilon ou perlon
- Anéis de cerâmica
- Dois pedaços de acrílico
- Cola de silicone
A montagem é bem simples (acompanhe com os desenhos):
- 1 - Na caixa acrílica, faça uma abertura de um lado, começando do topo até um pouco abaixo do nível da água.
- 2 - No lado oposto, faça um orifício para a saída da bomba submersa.
- 3 - Corte os dois pedaços de acrílico de modo que eles encaixem no interior da caixa, a idéia é criar duas barreiras opostas que forcem o fluxo da água percorrer um determinado caminho.
- 4 - Cole os dois pedaços dentro da caixa, como nas figuras, utilizando cola de silicone (cuidado para não usar cola de silicone com fungicida).
- 5 - Se você estiver utilizando um berçário, criadeira ou maternidade, a maioria deles tem um monte de furos no fundo, tampe-os utilizando a cola de silicone.
- 6 - Fixe a bomba submersa no orifício. Observe a distância que você irá deixar entre a entrada de água na bomba e o fundo da caixa, você não deve obstruir a passagem de água.
- 7 - Preencha todo espaço, após a primeira barreira acrílica, com os anéis de cerâmica.
- 8 - Corte um pedaço do acrilon ou perlon e preencha o espaço antes da primeira barreira. Ele irá segurar uma grande quantidade de partículas da água. (Troque-o periodicamente).
- 9 - Pronto, é só pendurar e observar o nível da água. Se o nível estiver alto demais, a água irá inundar tudo e passar pelo caminho mais fácil, evitando os obstáculose o acrilon ou perlon. Se o nível estiver muito baixo, começará a sair mais água do que entrar, isto secará o filtro e você pode queimar sua bomba.