Rocio octofasciata Nome científico: Rocio octofasciata
Nome popular (BR):  
Nome popular (ING): Jack Dempsey

 

Família: Cichlidae
Distribuição geográfica: América Central
Comportamento: Territorial e agressivo.
Tamanho adulto: 25 cm
pH: 7,0 a 8,0
Temperatura: 23 a 29oC
Dimorfismo sexual: Machos maduros sexualmente são maiores e mais coloridos.
Alimentação: Ração, pequenos invertebrados, pequenos peixes etc.
Aquário mínimo recomendado: 180 litros
Reprodução: Ovíparo
Adequado para plantado? Não.
Biótopo:  
Informações adicionais:  

Saiba mais sobre a espécie:

Jack Dempsey (Rocio octofasciata) jovemUm lutador, assim alguns definem esse peixe que por seu comportamento territorial e agressivo recebeu o nome de um famoso boxeador que nocauteava seus adversários logo no início da luta, Jack Dempsey (1895-1983).

Apesar de sua fama, o Jack Dempsey não é um peixe tão anti-social, podendo ser mantido com outras espécies contanto que o aquário seja adequado. Em um tanque maior que 200 litros é possível mantê-lo com outras espécies de temperamento ágil e que saibam se defender de possíveis investidas do Jack Dempsey, ciclídeos de médio e grande porte costumam ser boas opções. Por outro lado, mantê-lo com outros indíviduos da mesma espécie pode não ser uma boa opção, quando jovem será mais fácil, mas ao atingir a idade adulta, dificilmente o peixe aceitará a presença de outro da mesma espécie e, com certeza, o mais fraco sofrerá as consequências.

Um aquário com muitas rochas e algumas plantas resistentes será um ambiente agradável para o Jack Dempsey, mas é bom lembrar que ele adora escavar o substrato e dessa forma um substrato com camada fértil não será adequado, além de que as plantas terão dificuldades para se enraizar, o que pode ser contornado plantando-as em vasos. Plantas de superfície podem ser uma boa opção pois dificilmente o peixe irá importuná-las e propiciarão um abiente com sombras, o que será apreciado.

Rocio octofasciata (macho)É bastante tolerante quanto aos parâmetros da água, um pH em torno de 7,5 e temperatura de 26ºC estará ótimo. A reprodução não é difícil e muito menos a identificação do sexo, quando jovem, alguns machos já costumam ser mais colorido, quando adulto isso fica ainda mais aparente pela quantidade de pintas azuis no corpo, além disso ele tem o final da nadadeira dorsal pontudo, já na fêma ela é arredondada.

Se quiser tentar reproduzi-lo, monte um aquário só para o casal, com temperatura em torno de 28ºC. O macho, ao encontrar a fêmea madura, irá atraí-la para um local plano que eles limparão para ela depositar até 1000 ovos, imediatamente fertilizados por ele. Após aproximadamente 48 horas, os ovos eclodirão e os alevinos consumirão o saco vitelino por 3 ou 4 dias quando os pais os levarão para um ninho (um buraco em alguma pedra ou escavado no substrato) utilizando a boca.
Os pais cuidarão dos filhotes até começarem a nadar longe da família, então chegará a hora de separá-los. A alimentação do Jack Dempsey deve ser composta por alimentos com alto índice de proteína animal, rações para ciclídeos carnívoros, pequenos peixes e minhocas serão ótimas opções, para os filhotes forneça microvermes e náuplios de artêmia até conseguirem pegar ração esfarelada.

Escrito por Marne Campos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!