Odonus niger Nome científico: Odonus niger
Nome popular (BR): Trigger Niger
Nome popular (ING): Niger triggerfish

 

Família: Balistidae
Distribuição geográfica: Oceanos Índico e Pacífico
Comportamento: Sozinho.
Tamanho adulto: 40 cm
pH: 8,0 a 9,0
Temperatura: 23 a 28oC
Densidade: 1023 a 1025
Dimorfismo sexual: Não há.
Alimentação: ração, invertebrados, pequenos peixes etc
Reprodução: Ovípara.
Aquário mínimo recomendado: 800 litros
Adequado para reef? Não.
Biótopo:  
Informações adicionais:  

Saiba mais sobre a espécie:

O Odonus niger é uma espécie bastante resistente à doenças e que garante grande movimentação ao aquário. Sua coloração pode variar de um dia para o outro, podendo ir desde um azul escuro, até o verde misturado com lilás. Para completar sua bela combinação de cores, conforme atinge a idade adulta, passa a exibir dentes vermelho alaranjados. Aliás, isso é um ponto fundamental para definir sua alimentação, sendo importante que em sua dieta sejam incluídos animais com cascos, para que ele os quebre em busca de seu alimento e com isso promova o desgaste dos dentes.

Além de animais com conchas e cascos duros, devem ser oferecidos camarões, pequenos peixes e rações balanceadas para peixes marinhos carnívoros, que o Trigger Niger aceitará sem cerimônias. A decoração do aquário é importante para deixá-lo à vontade. Podendo atingir facilmente os 30cm em cativeiro, isso não significa que o tanque não deverá proprocionar esconderijos, para que ao menor sinal de perigo, o O. niger busque refúgio e fique "travado" lá até se sentir seguro.

Sendo um predador e de hánitos relativamente agressivos, não é adequado para aquários com corais. Os peixes que dividirem o aquário com o Niger Triggerfish devem possuir um tamaho compatível com ele, para que não se tornem sua refeição.

Sua beleza e movimentação, com certeza o tornarão um dos pontos de destaque no aquário, garantindo a posição de um dos peixes preferidos pelo aquarista que mantiver o tanque.

Escrito por: Marne Campos

 

[Publicidade]
A Pró-Aquarista recomenda para o Trigger Niger:

Sera Marin Granulat

Sera Marin Granulat

Poytara Marinhos Carnívoros

Poytara Marinhos Carnívoros

Sera Marin GVG-Mix

Sera Marin GVG-Mix

Seachem Marine Trace

Seachem Marine Trace

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!