”Echinodorus Nome científico: Echinodorus X barthii
Nome popular (BR):  
Nome popular (ING):  

 

Família: Alismataceae
Distribuição geográfica: Cultivada
Crescimento: médio
Forma de plantio: solitária
Iluminação: baixa
pH: 5.5 a 7,5
Temperatura: 24 a 30oC
Porte: grande
Região de plantio: meio ou fundo
Reprodução: plantas adventícias nas hastes florais

Saiba mais sobre a espécie:

As plantas do gênero Echinodorus são encontradas exclusivamente no continente americano  desde o norte dos Estados Unidos até a Argentina. São vinte e oito espécies descritas cientificamente e sua maior concentração ocorre no Brasil, basicamente na região amazônica. Além deles, há vários cultivares criados a partir de hibridização com finalidade específica de uso no aquapaisagismo.

De clima tropical a subtropical e médio a grande porte, são plantas perenes aquáticas e semiaquáticas, encontradas habitualmente em margens de rios, lagos, brejos e pântanos. Possuem a forma de roseta com folhas crescendo a partir de uma base e um sistema radicular robusto e bastante desenvolvido que se espalha pelo substrato, o que leva a crer que obtêm a maioria dos nutrientes através de suas raízes.

As flores se desenvolvem em um pendão floral e fora da água. São brancas, com tamanho que varia entre dois e meio a cinco centímetros. Possuem peças masculinas e femininas (bissexuadas), três pétalas e três sépalas. Produzem frutos e algumas espécies também sementes, as quais possuem tamanho entre dois e três milímetros.

Consideradas de fácil manutenção, crescerão mais vigorosas na presença de boa intensidade luminosa e substrato fértil. A fertilização com ferro é importante, sendo que sua carência é percebida pela palidez das folhas.

Algumas espécies possuem uso na medicina popular, caso da Echinodorus grandiflorus conhecida popularmente como chapéu de couro, que possui propriedades anti-inflamatória, antirreumática e diurética. Suas folhas são utilizadas em infusões ou decocções e os rizomas (secos e triturados) em cataplasmas.

Escrito por Solange Nalenvajko (Xica).

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!