Hygrophila pinnatifida Nome científico: Hygrophila pinnatifida
Nome popular (BR):  
Nome popular (ING):  

 

Família: Acanthaceae
Distribuição geográfica: Ásia (Índia)
Crescimento: médio
Forma de plantio: grupo
Iluminação: média
pH: 5,5 a 8,0
Temperatura: 20 a 28oC
Porte: médio
Região de plantio: meio
Reprodução: por estaca

Saiba mais sobre a espécie:

O gênero Hygrophila conta com cerca de cento e vinte e cinco espécies das quais aproximadamente quarenta são aquáticas, sendo que poucas delas são utilizadas em aquários. Geralmente crescem emersas em pântanos e ao longo de córregos e riachos, não tolerando temperaturas abaixo de 20° C. Seu cultivo pode ser tanto emerso quanto imerso, o que causa uma diferenciação no formato, textura e tamanho das folhas.

Um pouco diferente das demais espécies, a Hygrophila pinnatifida possui folhas longas e serrilhadas, com a parte superior de cor marrom a verde azeitona e a inferior em tom avermelhado. O caule é rígido e de tom amarronzado. Possui brotações tanto verticais como horizontais, sendo que estas conseguem fixar suas raízes não só no substrato, mas também em troncos ou pedras.

Uma iluminação intensa garante seu crescimento compacto, sendo a adição de gás carbônico e fertilização com ferro recomendados para um crescimento mais robusto desta planta. Pequenos furos em folhas mais antigas é indicativo de falta de potássio.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!