Com tantas regras, normas, convenções, padrões e até modismos que se fortaleceram no aquarismo nos últimos anos, é cada vez mais raro ver um simples e belo aquário comunitário, porém cá entre nós, quem às vezes não sente saudades de curtir a liberdade que um comunitário oferece? A Paola Lopes Soares resolveu não ficar só na saudade e o resultado foi um belíssimo comunitário retratado no Aquário do Mês de Abril/2013 do AqOL. Um tanque que começou como um monogênero mas aos poucos foi se transformando nesse tanque com diversas e coloridas espécies, das mais diversas regiões do planeta, convivendo em um ambiente adequado à todos e em perfeita harmonia.
É isso mesmo, esse aquário começou como um monogênero de Barbos e fez sucesso por ser uma montagem não muito comum e até interessante de manter dado o comportamento agitado desses peixes, porém com o tempo Paola passou a sentir falta de vegetação, coisa que os Barbos também sentiam e por isso ela não durava muitos dias.
Mas não pense que um comunitário tem problemas diferentes dos enfretados por qualquer aquário, as algas também existem nesse tipo de montagem e ao menor descuido fogem ao controle do aquarista.
Inicialmente foram as marrons, depois as petecas, o controle foi feito incluindo plantas de crescimento rápido na flora do tanque e alterando a iluminação para os famosos LEDS (6500K), ainda quase desconhecidos quando se fala em aquários de água doce.
Como a maioria dos comunitários, uma espécie sempre é preferida pelo aquarista e assume a condição de ator principal, no caso do aquário da Paola, esse papel foi assumido pelos famosos peixes arco-íris, além disso, a aquarista confessa que ainda tem vontade de adicionar mais espécies à flora do aquário, como a delicada Rotala wallichii, o que sem os Barbos se tornou completamente viável.
Volume bruto: 336 litros
Tempo de funcionamento: ?
Filtragem: Canister SunSun (1400 L/H)
Iluminação: 4 Power LEDs 10W 6500K e 1 fita RGB para iluminação noturna.
Substrato: Mbreda Amazônia, laterita e areia.
pH: 6,8
GH: ?
KH: ?
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: 0 p.p.m.
Temperatura média: 25C
Alimentação: Tetra Colorbits, Tubifex, rações variadas, vegetais para os camarões e ração de fundo para Coridoras.
Fertilização adicional: Não há.
Injeção de CO2: Não há.
Fauna: Glossolepis incisus, Melanotaenia praecox, Melanotaenia splendida, Melanotaenia parkinsoni, Melanotaenia australi, 19 Paracheirodon axelrodi, 12 Hemigrammus rhodostomus, 7 Hyphessobrycon herbertaxelrodi e 7 Hyphessobrycon eques.
Flora: Nymphaea sp. "Zenkeri", Hygrophila polysperma, Hygrophila difformis e Limnophila aquatica.