Os problemas começaram pela quebra do vidro frontal, o que obrigou Marcelo a remontar o aquário em outro vidro. Montagem refeita, primeiras plantas sendo inseridas lentamente, tudo ia bem, até que o sistema de CO2 começou a apresentar um vazamento, e lá se foram dias sem injeção de CO2 até que o problema fosse resolvido.
Quando parecia que todos os imprevistos possíveis já haviam acontecido, o problema foi com a iluminação, um dos reatores T5 da luminária queimou e lá se foram mais algumas semanas sem iluminação adequada. Todo aquarista mais experiente sabe que a instabilidade é um dos maiores inimigos do aquário plantado e as consequências logo vieram, um surto de algas por todo o aquário, que quase levaram Marcelo a desistir da montagem. O jeito foi contar com a sorte de que nenhum novo imprevisto acontecesse e correr atrás do prejuízo, mantendo o aquário na maior estabilidade possível e introduzindo uma boa equipe de limpeza para ajudar no controle das algas. A estratégia deu certo e o resultado foi um dos mais belos aquários do CBAP 2012.
Marcelo revela que depois de tantos problemas superados, nomeou o seu aquário de Nirvana, que representa o estado de libertação do sofrimento, elevação espiritual etc, palavras que definem muito bem o aquário e tudo o que ele causou ao seu aquarista durante sua evolução.
Volume bruto: 73 litros
Tempo de funcionamento: 6 meses.
Filtragem: Eheim Classic 2215
Iluminação: 2 x fluorescente Hagen Power-glo.
Substrato: ADA
pH: 6,8
GH: 1,0
KH: 2,0
NH3/NH4: 0
NO2: 0
NO3: 0
Temperatura média: 28oC
Alimentação: JBL Grano Mix.
Fertilização adicional: Linha Flourish da Seachem (Potássio, Nitrato, Elementos traços, Ferro, Carbono Orgânico).
Injeção de CO2: 2 bolhas/seg.
Fauna: Nematobrycon palmeri.
Flora: Rotala sp. "Green", Rotala rotundifolia, Rotala indica, Rotala sp. "Vietnam", Rotala sp. "Nanjenshan", Rotala macrandra "red narrow leaf", Eleocharis acicularis, Eleocharis sp. "Japan", Eleocharis vivipara, Eleocharis minima, Marsilea hirsuta, Glossostigma elatinoides, Callitriche sp., Staurogyne sp, Anubias barteri "Nana petit", Mayaca fluviatilis, Limnophila sp. "Vietnam", Hemianthus micranthemoides, Echinodorus tenellus, Microsorum pteropus "Narrow leaf", Bolbitis heudelotti, Valisneria nana, Riccardia chamedryfolia e Taxiphyllum sp. "Flame Moss". .