Plantado de 73 litros de Marcelo Tonon Chiovatto

Quando olhamos um belo aquário, desses que chamam a atenção nos mais disputados concursos, logo imaginamos que o aquarista responsável por aquela obra de arte é um iluminado, que tudo deu certo para ele, que o mundo beneficia alguns e esquece de outros etc. Porém, nem sempre essa é a realidade, na verdade, na maioria dos casos não é. Como diz um amigo "todos vêem as pingas que eu tomo, mas ninguém vê os tombos que eu levo". Essa frase talvez seja muito adequada para essa obra de arte do aquarista Marcelo Tonon Chiovatto, que passou por diversos obstáculos até chegar no belo plantado que escolhemos para Aquário do Mês de Maio/2013 do AqOL.

Os problemas começaram pela quebra do vidro frontal, o que obrigou Marcelo a remontar o aquário em outro vidro. Montagem refeita, primeiras plantas sendo inseridas lentamente, tudo ia bem, até que o sistema de CO2 começou a apresentar um vazamento, e lá se foram dias sem injeção de CO2 até que o problema fosse resolvido.

 

Plantado de 73 litros de Marcelo Tonon Chiovatto

Quando parecia que todos os imprevistos possíveis já haviam acontecido, o problema foi com a iluminação, um dos reatores T5 da luminária queimou e lá se foram mais algumas semanas sem iluminação adequada. Todo aquarista mais experiente sabe que a instabilidade é um dos maiores inimigos do aquário plantado e as consequências logo vieram, um surto de algas por todo o aquário, que quase levaram Marcelo a desistir da montagem. O jeito foi contar com a sorte de que nenhum novo imprevisto acontecesse e correr atrás do prejuízo, mantendo o aquário na maior estabilidade possível e introduzindo uma boa equipe de limpeza para ajudar no controle das algas. A estratégia deu certo e o resultado foi um dos mais belos aquários do CBAP 2012.

Marcelo revela que depois de tantos problemas superados, nomeou o seu aquário de Nirvana, que representa o estado de libertação do sofrimento, elevação espiritual etc, palavras que definem muito bem o aquário e tudo o que ele causou ao seu aquarista durante sua evolução.

 

Dimensões: 60 x 35 x 35cm
Volume bruto: 73 litros
Tempo de funcionamento: 6 meses.
Filtragem: Eheim Classic 2215
Iluminação: 2 x fluorescente Hagen Power-glo.
Substrato: ADA
pH: 6,8
GH: 1,0
KH: 2,0
NH3/NH4: 0
NO2: 0
NO3: 0
PO4: 0,5
Temperatura média: 28oC
Alimentação: JBL Grano Mix.
Fertilização adicional: Linha Flourish da Seachem (Potássio, Nitrato, Elementos traços, Ferro, Carbono Orgânico).
Injeção de CO2: 2 bolhas/seg.
Fauna: Nematobrycon palmeri.
Flora: Rotala sp. "Green", Rotala rotundifolia, Rotala indica, Rotala sp. "Vietnam", Rotala sp. "Nanjenshan", Rotala macrandra "red narrow leaf", Eleocharis acicularis, Eleocharis sp. "Japan", Eleocharis vivipara, Eleocharis minima, Marsilea hirsuta, Glossostigma elatinoides, Callitriche sp., Staurogyne sp, Anubias barteri "Nana petit", Mayaca fluviatilis, Limnophila sp. "Vietnam", Hemianthus micranthemoides, Echinodorus tenellus, Microsorum pteropus "Narrow leaf", Bolbitis heudelotti, Valisneria nana, Riccardia chamedryfolia e Taxiphyllum sp. "Flame Moss". .
Informações adicionais:
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!