Um ano e meio atrás a seção Aquário do Mês do AqOL era reinaugurada e a primeira montagem escolhida era justamente uma do aquarista ao qual pertence a montagem desse mês, sim, estamos falando de Fabian Pozzobon Kussakawa. Na época Fabian havia acabado de conquistar o seu primeiro campeonato brasileiro de aqua-paisagismo (CBAP 2010) na categoria Nano-Plantado e com a montagem desse mês ele mostra que não pretende parar por aí, promete fazer bonito também quando o tema são os Paludários! Da mesma forma que seu aquário foi o primeiro da seção, seu Paludário também é a primeira montagem desse tipo aqui na seça Aquário do Mês do AqOL e não é a toa, como poderemos ver a seguir.
O aquarista (ou seria paludarista?) aproveitou boa parte de seus conhecimentos com aquários plantados e como não é bobo nem nada, aproveitou boa parte do material que tinha de aquários recém desmontados, uma prática que se mostra cada vez mais efetiva.
Volume bruto: 98 litros
Tempo de funcionamento: 9 meses
Filtragem: Eheim Classic 2213
Iluminação: 3 x 20W T8 + 1 x 20W Super led. (11horas/dia)
Substrato: Mbreda Amazônia + fibra de coco
pH: 6.8
GH: ?
KH: ?
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: ?
Temperatura média: 26C a 28C.
Alimentação: Tetra Color Bits
Fertilização adicional: Ferro.
Injeção de CO2: Não possui.
Fauna: Aphyosemion australe "Gold spotless", Pseudepiplatys annulatus, Aplocheilichthys normani, Chromaphyosemion sp., Simpsonichthys constanciae e Nannostomus trifasciatus..
Flora: Helanthium tenellum "Amano", Lomariopsis lineata, Anubias barteri "Nana", Anubias barteri "Nana Petit", Hydrocotyle leucocephala e Hydrocotyle maritma, Lemmar minor, Microsorum pteropus "Windelov", Microsorum pteropus "Narrow leaf", Taxiphyllum barbieri e Taxiphyllum alternans. Emersas: Bromelias Tillandisia stricta e Neoregélia, Cryptanthus acaulis, Sphagnum, Scindapsus aureus, Acorus gramineus variegata, Dracaena sanderiana, Samambaias e mini orquídeas.