Plantado de 243 litros de Luis Carlos Galarraga

Encerrado o calendário dos principais concursos de aquapaisagismo de 2012, aquários para serem retratados nessa seção não faltam, porém um em especial foi o escolhido, o aquário campeão do Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo e melhor brasileiro do IAPLC 2012 (18a posição). Sim, o aquário do mês de Novembro de 2012 do AqOL é o impressionante plantado de Luis Carlos Galarraga, talvez hoje o principal nome do aquapasiagismo brasileiro e um dos maiores do mundo! Após fazer bonito na cerimônia de premiação do maior concurso de aquapaisagismo do mundo, e empunhado a bandeira brasileira para a nata do aquapaisagismo mundial, o brasileiro mostrou que esse foi seu ano e levou também o primeiro lugar na categoria Plantados do CBAP 2012.

Luca, como também é conhecido o aquapaisagista, contou que a idéia desse aquário surgiu em uma viagem para o litoral, aproveitando as belas paisagens do local que escolheu para suas férias. Na própria viagem, já colocou as primeiras idéias no papel e depois foi só controlar a ansiedade para colocá-las em prática.

 

Plantado de 243 litros de Luis Carlos GalarragaDe volta à São Paulo, Luis Carlos gastou alguns dias escolhendo o material de hardscape e fazendo um esboço fora da água, num canto de estudos que criou para esse fim. O próximo passo foi transportá-lo para um aquário de 120x45x45cm, sua medida preferida atualmente para montar aquários de concursos. Optando por um substrato que possibilitasse contato com a coluna d'água e permtisse alterações na montagem após o aquário estar cheio, chegou ao leiaute idealizado em dois dias, com mais uma semana para pequenos ajustes e plantio das mudas. Pronto, o aquário foi colocado em funcionamento.

Segundo Galarraga, uma das decisões fundamentais no sucesso da montagem foi optar por uma iluminação mais suave no início, mesmo que algumas plantas de carpete pudessem sentir dificuldades em seu desenvolvimento. Isso evitou o aparecimento de surtos de algas e conforme o aquário foi atingindo seu equilíbrio biológico, a iluminação foi sendo aumentada. Como resultado dessa estratégia, o aquapaisagista atingiu o ponto da foto acima em apenas 65 dias!

Luis Carlos Galarraga revelou que considera esse aquário como seu melhor trabalho até hoje e que deve sua realização, em grande parte, à um grupo de estudos de aquapaisagismo do qual faz parte e que foi batizado como Aquabase Layout Team, onde pôde contar com a opinião de outros estudiosos do ramo. O resultafo final nós já sabemos, um Honor Prize no IAPLC 2012 e o primeiro lugar na categoria plantados (acima de 60 litros) no CBAP 2012.

 

Dimensões: 120 x 45 x 45cm
Volume bruto: 243 litros
Tempo de funcionamento: 65 dias.
Filtragem: 3 x Eheim Ecco 2236.
Iluminação: 6 x 54W T5 Gieseman.
Substrato: Mbreda Amazônia.
pH: 6,8
GH: 5
KH: 4
NH3/NH4: 0
NO2: 0
NO3: 10
PO4: 1,5
Temperatura média: 26C
Alimentação:
Fertilização adicional: Linha Seachem Flourish.
Injeção de CO2: 3 bolhas/seg.
Fauna: Hyphessobrycon herbertaxelrodi e Neocaridina heteropoda.
Flora:Glossostigma elatinoides, Marsilea hirsuta, Riccia fluitans, Elatine triandra, Utricularia graminifolia, Limnophila sp. “Vietnam”, Hemianthus calitrichoides “Cuba”, Hemianthus micranthemoides, Helanthium tenellum “blood”, Staurogyne repens e Valisneria sp. “Nana”.
Informações adicionais:
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!