Nano-Plantado de 1,3 litro de Marcos Vinícios Conte

Um dos mais fascinantes elementos do aquarismo é a criatividade. A sensação de poder criar o que quiser e como quiser, é algo que aguça os nossos instintos de brincar de "dono" daquele mundo. O Aquário do Mês de Julho de 2013 é a prova que não há limites para praticar o aquarismo. Nele, Marcos Vinicios Conte, ou simplesmente Conte, como é conhecido no Fórum AqOL, utilizou a carcaça de uma lâmpada velha como limites de sua criação, deixando muita gente morrendo de vontade de dizer para a família que aquela lâmpada do jardim queimou e precisa ser trocada.

Com 28cm por 12cm de diâmetro em sua maior circunferência, esse aquário talvez seja ums dos menores já vistos por você. Claro que há aquários menores retratados na internet porém raramente se encontra registros sobre sua manutenção por longos períodos.

Nano-Plantado de 1,3 litro de Marcos Vinícios ConteNo caso do aquário do Conte, esse pequeno mundo dentro de uma lâmpada já é mantido por 12 meses, e segundo o próprio aquarista (ou devemos dizer artista?), atingiu a estabilidade que um aquário bem equilibrado costuma atingir.

Marcos conta que experimentou várias espécies até encontrar as mais adequadas. Em relação à fauna foi de neocaridinas à caramujos, porém a espécie que melhor se adaptou foram as Hyalellas. Ele acredita que talvez pelo fato do aquário estar no sul do país onde as baixas temperaturas são mais frequentes e as oscilações são difíceis de serem contornadas em um volume tão pequeno de água. Já na flora, sua primeira experiência foi com Hemianthus callitrichoides "Cuba", porém não obteve sucesso, acertando logo depois com as espécies que se encontram no aquário até hoje.

Essa pequena obra de arte, apesar do tamanho, tem grande significado, revela o aquarista. Não há visita que não fique fascinada com o pequeno mundinho criado dentro da lâmpada. A "cereja do bolo" veio com a premiação no Concurso do Rio Grande do Sul de Aquapaisagismo em 2012.

 

Dimensões: 28 x 12cm
Volume bruto: 1,3 litro
Tempo de funcionamento: 12 meses.
Filtragem: Não há.
Iluminação: 1 x 3W LED 6500K (8 horas/dia)
Substrato: Mbreda Amazônia Extra Fino e carvão antracito
pH: 6,5
GH: ?
KH: ?
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: ?
Alimentação: Tropical Spirulina Forte
Fertilização adicional: Não há.
Injeção de CO2: Nào há.
Fauna: Hyalella azteca.
Flora: Lomariopsis lineata (Round Pellia) e Eleocharis minima.
Informações adicionais:
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!