Com 28cm por 12cm de diâmetro em sua maior circunferência, esse aquário talvez seja ums dos menores já vistos por você. Claro que há aquários menores retratados na internet porém raramente se encontra registros sobre sua manutenção por longos períodos.
No caso do aquário do Conte, esse pequeno mundo dentro de uma lâmpada já é mantido por 12 meses, e segundo o próprio aquarista (ou devemos dizer artista?), atingiu a estabilidade que um aquário bem equilibrado costuma atingir.
Marcos conta que experimentou várias espécies até encontrar as mais adequadas. Em relação à fauna foi de neocaridinas à caramujos, porém a espécie que melhor se adaptou foram as Hyalellas. Ele acredita que talvez pelo fato do aquário estar no sul do país onde as baixas temperaturas são mais frequentes e as oscilações são difíceis de serem contornadas em um volume tão pequeno de água. Já na flora, sua primeira experiência foi com Hemianthus callitrichoides "Cuba", porém não obteve sucesso, acertando logo depois com as espécies que se encontram no aquário até hoje.
Essa pequena obra de arte, apesar do tamanho, tem grande significado, revela o aquarista. Não há visita que não fique fascinada com o pequeno mundinho criado dentro da lâmpada. A "cereja do bolo" veio com a premiação no Concurso do Rio Grande do Sul de Aquapaisagismo em 2012.
Volume bruto: 1,3 litro
Tempo de funcionamento: 12 meses.
Filtragem: Não há.
Iluminação: 1 x 3W LED 6500K (8 horas/dia)
Substrato: Mbreda Amazônia Extra Fino e carvão antracito
pH: 6,5
GH: ?
KH: ?
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: ?
Temperatura média: ?
Alimentação: Tropical Spirulina Forte
Fertilização adicional: Não há.
Injeção de CO2: Nào há.
Fauna: Hyalella azteca.
Flora: Lomariopsis lineata (Round Pellia) e Eleocharis minima.