Como o objetivo era fazer um aquário com um baixo investimento, alguns artifícios foram utilizados para isso. Para a montagem do relevo do substrato, o aquarista usou vasilhas com substrato fértil e as cobriu com areia, assim o custo efetivo do substrato ficaria bem inferior. A ausência de pressa na compra dos produtos foi outro ponto importante e o resultado final foi uma montagem completa com menos de R$300,00!
Os problemas com algas, comuns na maioria das montagens, foram praticamente insignificantes, porém a fauna se mostrou "incompatível" após o sumido de um Neon Cardinal, a desconfiança ficou para o Apistogramma cacatuoides macho, que poderia ter se aproveitado de um descuido do pequeno peixe e feito um "lanchinho".
Segundo Pedro, o aquário possibilitou que ele colocasse em prática todos os conhecimentos adquiridos no aquarismo até então e o resultado não poderia ser mais gratificante, já que o aquário se tornou o centro das atenções da casa e hoje, tanto seus familiares como seus amigos sabem do que se trata um biótopo amazônico.
Volume bruto: 43 litros
Tempo de funcionamento: 3 meses
Filtragem: Elite Hush 20.
Iluminação: 25W fluorescente 6500K.
Substrato: Mbreda Amazônia e areia de filtro de piscina.
pH: 6,8
GH: ?
KH: 2
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: ?
Temperatura média: 27C
Alimentação: Tetra Color, Tropical D-50, Alcon Bloodworms e Tropical Spirulina.
Fertilização adicional: Adição de Azoo Carbon Plus e Tri Mbreda uma vez por mês.
Injeção de CO2: Não há.
Fauna: Apistogramma cacatuoides e Paracheirodon axelrodi.
Flora: Echinodorus tenellus e Pisttia stratiotes.