Henrique contou que sempre gostou do aquário como um todo, não se dedicando exclusivamente ao aquapaisagismo durante o desenvolvimento de suas montagens, dessa forma, idealizou um aquário com uma boa variedade de plantas e, para aumentar o desafio, que reproduzisse algum ambiente diferente.
O local escolhido foi o Rio da Prata em Bonito-MS, justamente por reunir características bem diferentes do que encontramos na literatura como ideal de um belo plantado, porém que exibe uma vegetação de colocar inveja em muito aquário holandês!
Para reproduzir essas características, Henrique formulou um composto que permitisse ter uma água alcalina, rica em carbonatos, cálcio e magnésio, semelhante às características que ele encontrou sobre a água do local. O paisagismo foi feito seguindo algumas fotos do próprio Rio da Prata e (acreditem na afirmação de alguém que já mergulhou no local) de certa forma, realmente lembra as águas cristalinas daquele rio.
O aquário teve alguns problemas com algas como qualquer aquário plantado, mas foram poucos, contrariando qualquer cartilha que defenderia um aquário bem diferente do montado pelo aquarista. Isso quer dizer, fotoperíodo curto, níveis de CO2 abaixo dos indicados para um plantado, ausência de iluminação específica etc. O resultado é um aquário muito gratificante para seu idealizador, revela o próprio Henrique Carvalho!
Volume bruto: 126 litros
Tempo de funcionamento: 1 mês.
Filtragem: Canister Haqos Expro 500 l/h (Perlon e Sera Siporax Mini)
Iluminação: 4 x 24W T5 6500K (7 hrs/dia).
Substrato: Laterita, MBreda Amazônia e areia.
pH: 7,2
GH: 8,0
KH: 6,0
NH3/NH4: 0
NO2: 0
NO3: ?
Temperatura média: 23oC
Alimentação: Tropical Astacolor.
Fertilização adicional: RC Flora All e Buffer caseiro
Injeção de CO2: Sim.
Fauna: Hyphessobrycon eques e Planorbis sp.
Flora: Heteranthera zosterifolia, Myriophyllum matogrossense, Hydrocotyle leucocephala e Taxiphyllum sp.