Segundo o próprio aquarista, esse não foi o primeiro contato do aquarista com um aquário, ele se deu na década de 90, porém por falta de informação, Eduardo teve vários problemas e acabou se afastando do hobby.
Então a aproximadamente três anos, através da internet, Eduardo passou a acompanhar foruns de discussões de sites de aquarismo e ler artigos praticamente inacessíveis na época de seu primeiro contato com o aquarismo. O resultado veio logo e ele passou a enxergar os erros cometidos da primeira vez.
Alguns meses atrás, após muito estudo, resolveu que era hora de colocar seu conhecimento em prática. Inicialmente seu desejo era montar um temático amazônico, com água escura e sem vegetação, porém ao inserir algumas plantas, rapidamente mudou de idéia, estimulado pelo prazer de vê-las se desenvolver, divindo sua atenção com os peixes.
Como sempre, nem tudo na vida são flores, Eduardo teve problemas no início que poderiam tê-lo feito desistir do aquarismo mais uma vez, porém não foi o caso! Além de pequenos surtos de algas, comum em todo início de montagem, certa noite o aquário vazou. Só quem já passou por isso sabe o caos que é! Ao invés de desanimar, Eduardo aproveitou para adquirir um aquário novo, e refez a montagem corrigindo pontos que não o agradavam anteriormente. Uma verdadeira volta por cima, ao transformar o que deveria ser uma dificuldade, em estímulo!
Volume bruto: 200 litros
Tempo de funcionamento: 35 dias.
Filtragem: Canister AquaPro 1200L/H (Com cerâmica e perlon).
Iluminação: 2 x 36W PL 6400K (Luminária Boyu PLB).
Substrato: Areia de filtro de piscina.
pH: 6,8
GH: ?
KH: ?
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: ?
Temperatura média: 27C
Alimentação: Tropical Cichlid Color, Tropical Vitality & Color e bicho do amendoim.
Fertilização adicional: Não há.
Injeção de CO2: Não há.
Fauna: Pterophyllum scalare, Paracheirodon axelrodi, Hyphessobrycon eques, Apistogramma cacatuoides, Corydoras paleatus, Otocinclus sp. e Planorbis corneus.
Flora:Anubias barteri "Nana", Anubias barteri "Lanceolata", Vallisneria sp., Hygrophila corymbosa e Taxiphyllum barbieri.