Esse mês voltaremos a falar dos plantados, que sempre foram o carro-chefe do AqOL. Esse plantado, ou melhor, nano-plantado, afinal tem apenas 29 litros, tem um significado especial para nós e quem acompanha a seção Aquário do Mês já deve imaginar o motivo. Isso mesmo, ele é "de casa". Esse aquário pertence ao aquarista Fabio Galvão de Freitas, o FabioFreitas do Fórum AqOL e acompanhamos o projeto desde os primeiros dias, através de um tópico de quase 10 páginas criado pelo Fábio e com a partipação de vários membros aqui mesmo em nosso Fórum. Através desse tópico é possível conhecer desde imagens que apresentavam a idéia inicial na cabeça do aquarista até as várias mudanças de idéia ao longo do percurso.
Esse aquário tem uma história curiosa (confesso que nunca tinha ouvido falar desta técnica), o aquarista primeiro o montou somente com areia no substrato e esperou ele se desenvolver até onde imaginava, chegado à esse ponto, fotografou, desmontou tudo e remontou com substrato fértil. Para que o Fábio fez isso, só ele deve saber, mas nos confessou que se pudesse dar uma dica para alguém que pensa em fazer o mesmo, ele diria para montar direto com o substrato definitivo, assim perderia menos tempo. (rs palavras do próprio Fábio)
Segundo Fábio, esse aquário serviu como aprendizado para vários pontos que sua inexperiência desconhecia. Primeiro ele utilizou galhos que estavam se desfazendo e essa matéria orgânica em decomposição incentivou o desenvolvimento de algas. Depois não conseguia decidir o leiaute que mais o agradava e acabou ouvindo diversas opiniões vindas de pessoas com gostos diferentes, o resultado foram inúmeros alterações na disposição de troncos e rochas.
O aquário levou 4 meses para estabilizar, segundo o aquarista, e após esse período, Fábio chegou até a participar com ele no CBAP 2013, na disputadíssima categoria nano-plantado. Fábio revela que para ele esse aquário ficou longe de chegar no ponto que ele queria, sua ideia era fazer algo que passasse a impressão de uma floresta selvagem mas infelizmente teve que desmontar antes disso e o projeto ficou no meio do caminho. (particularmente, eu gostei bastante).
Volume bruto: 29 litros
Tempo de funcionamento: 6 meses.
Filtragem: Mini Canister Ista.
Iluminação: 3 x 18W PL 6400K e 900 lúmens.
Substrato: Mbreda Amazônia e JBL Manado.
pH: 6,8
GH: ?
KH: 4
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: ?
Temperatura média: 26C
Alimentação: Flocos da Sera.
Fertilização adicional: Linha Mbreda.
Fauna: Hemigrammus erythrozonus.
Flora: Fissidens fontanus, Taxiphyllum barbieri, Vesicularia montagnei, Marsilea hirsuta, Callitriche stagnalis, Eleocharis minima, Eleocharis acicularis, Staurogyne sp., Microsorum pteropus "mini", Ludwigia brevipes, Rotala nanjenshan e Salvinia auriculata