Plantado de 2400 litros de Rafael Ferreira SenfftQuem frequenta o Fórum AqOL, sempre que dá uma passada pela sala ExpoAqua, com certeza não resistie à dar uma passada pelo tópico desse aquário. Motivos não faltam, o número expressivo de visualizações poderia ser um deles, mas na verdade ele é só reflexo das características da montagem, entre elas, a mais atraente é seu "humilde" volume de 2400 litros! Quantos plantados com mais de mil litros você já viu? Marinhos, talvez você responda "alguns", mas aquários de água doce e ainda mais plantados, aposto que a resposta vai ser "nenhum" ou no máximo, mais um, em algum país do outro lado do mundo. Esse é o Aquário do Mês de Abril de 2014 do AqOL, o gigantesco plantado de Rafael Ferreira Senfft!

Quem não gostaria de ter um plantado desse tamanho? Talvez seja o sonho de 9 em 10 aquaristas que mantém plantados em casa, e com o Rafael Senfft não foi diferente! Estamos falando de um projeto onde tudo está numa ordem de grandeza diferente e por isso, mesmo após quase 5 meses de montado, ainda não está totalmente finalizado, de acordo com os planos do aquarista.

Plantado de 2400 litros de Rafael Ferreira Senfft

Até poder encher o aquário levou um bom tempo, primeiro foi necessário construir a estrutura que deveria suportar algo em torno de 3 toneladas, depois conseguir o material para a decoração, afinal são troncos e rochas para uma área de 300x80cm.

Após essa primeira etapa, veio o plantio. Como estamos falando de um aquário de 1 metro de altura, foi necessário quase mergulhar dentro do aquário para realizar o plantio e, aliás, segundo Senfft, essa é uma grande dificuldade durante as podas até hoje, que ele pretende resolver com o improviso de alguma ferramenta.

Apesar da sua razoável experiência com o aquarismo, Rafael revela que cometeu um erro comum a quem está começando e pagou caro! Ao inserir os primeiros peixes, não realizou a quarentena e por isso teve problemas com doenças no aquário por vários dias. Hoje, segundo Rafael, nenhum peixe entra no aquário com menos de 30 dias de quarentena!

Para Rafael Senfft, esse aquário é a realização de um sonho, que ainda não está finalizado, mas que à cada dia o deixa mais contente com o rumo que está tomando.

Dimensões: 300 x 80 x 100cm.
Volume bruto: 2400 litros
Tempo de funcionamento: 5 meses.
Filtragem: Sump movido por duas SarloBetter 2600.
Iluminação: Duas luminárias com lâmpadas fluorescentes T8 e T5 (serão substituídas futuramente por LEDs).
Substrato: Cascalho fino, húmus de minhoca tratado e laterita.
pH: 6,5
GH: ?
KH: 1
NH3/NH4: 0
NO2: 0
NO3: 0
PO4: ?
Temperatura média: 28C
Alimentação: Poytara Discos Catuli, Poytara Tropical Flocos, Poytara Tropical Dia a Dia e Poytara Peixes de Fundo.
Fertilização adicional: Cápsulas RCFlora.
Fauna: 6 Pterophyllum scalare, 6 Hemigrammus rhodostomus, 22 Hyphessobrycon eques, 5 Otocinclus sp., 1 Loricaria sp., 1 Panaque nigrolineatus, 4 Panaqolus sp., 1 Baryancistrus sp., 4 Bunocephalus coracoideus, 4 Corydoras sodalis e 6 Corydoras aeneus "albina".  .
Flora:  Anubia afzelii, Anubia barteri "barteri", Anubia barteri "Cofeefolia", Anubia barteri glabra "Lanceolata", Anubia barteri nana, Anubia barteri nana "gold", Anubia barteri nana "Long Leaf" / "Narrow Leaf", Anubia barteri nana "petite", Anubia mínima, Blyxa japonica, Bolbitis heldelotii, Bolbitis heldelotii mini, Cryptocorine beckettii, Cryptocorine pontederifolia, Cryptocorine sp. Indonésia, Cryptocorine spiralis, Cryptocorine undulatta, Echinodorus blehery, Echinodorus tenellus, Higrofila polysperma, Microssorum pteropus "Giant", Microssorum pteropus "narrow leaf", Microssorum pteropus "Philippine", Microssorum pteropus "Tropica", Microssorum pteropus "windelov", Microssorum sp. "Short DragonTail" e Taxiphyllum barbieri.
Informações adicionais: TPA automatizada com ladrão e torneira para o sistema de esgoto da casa, limpeza dos vidros a cada bimestre, sifonagem do fundo a cada 15 a 30 dias. Alimentação diária de 2 a 4 vezes. Adição diária de RC Carbo da empresa RCFlora.
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!